top of page

Cenoura


CENOURA

Daucus carota L.

Nomes Populares: Cenoura, Cenoira, Cenoura-selvagem

Origem: Ásia, Europa Altura: 0.6 a 0.9 metros

Uso: culinário, cosmético, nutricional

A cenoura é uma planta hortense da família dos Umbelíferos, que apresenta raiz comestível. É o legume mais consumido em todo o mundo e muito fácil de cultivar

HISTÓRIA

Sua origem é um mistério até para os historiadores. Mas, acredita-se que sua origem tenha sido proveniente de países da Ásia Central – Afeganistão, Rússia e Índia, mas já foram encontrados vestígios de sementes de cenoura em habitações pré-históricas na Suíça. É cultivada há mais de dois mil anos, como um alimento importante na Europa e na Ásia.

Nos seus primórdios apresentava uma cor púrpura, branca ou amarela.

A cenoura laranja que consumimos atualmente foi desenvolvida no século XVII na Holanda. Ainda assim, as outras variedades continuam a existir atualmente.

Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registradas as suas primeiras sementes, a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.

Chegou na península ibérica trazida pelos mouros, como os romanos chamavam os povos islâmicos do noroeste da África que dominaram a região onde hoje ficam Espanha e Portugal entre o século VIII e o século XV. Veio a ser conhecida no restante da Europa apenas no século X.

É conhecida cientificamente como Daucus carota, um nome que pode ser rastreado até aos romanos antigos do século III.

A cenoura herdou seu nome de uma expressão do latim, carota, que teve origem em outra expressão grega: καρωτόνor (karōton) que veio do Proto-Indo-Europeu e significa raiz-chifre.

Já no século XIII ela era cultivada em países vizinhos à China, provavelmente na Índia ou Irã, quando de lá, foi levada pra China. Os chineses consideravam os habitantes destes países como bárbaros, em mandarim: 胡(Hú). E como esta planta foi apresentada como um rabanete 萝卜(Luóbo), acabou ficando conhecida na China como 胡萝卜(Húluóbo) – Rabanete Bárbaro. Atualmente a China é a maior produtora de cenoura do mundo, seguida por Rússia e EUA.

USO

As cenouras podem ser consumidas in natura ou cozidas, raladas ou fatiadas em saladas frescas.

Podem ser processadas para a produção de sucos, tortas ou misturadas com iogurte. Também são apreciadas cozidas em ensopados, suflês e outros pratos salgados.

A sua melhor característica parece ser o seu elevado teor em caroteno, a provitamina A, ao passo que a vitamina A já formada figura em pequena quantidade. É também abundante o seu teor em fatores do grupo da vitamina B. Só em doses reduzidas é que figura a vitamina C.

Quanto a minerais e a oligoelementos, quase sempre na forma dos seus respectivos sais, provou-se a presença de (cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo, manganês, ferro, cobre e zinco)  magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo, cobre, manganês, zinco, sódio, salientando-se pela sua quantidade os sais de potássio e de fósforo.

Os sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, auxiliam na regulagem e no bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B ajudam a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.

Por ser rica em vitamina C ajuda a aumentar nossas defesas do corpo contra infecções. Contem óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina).

Na medicina popular dão-se cenouras como remédio em suco cru, para casos de cegueira noturna e num grande número de outros transtornos oculares, como também na gravidez e na amamentação, transtornos na pele, má formação das unhas, cabelo opaco, quebradiço ou seco, dificuldade na menstruação, assim como dores no peito, insônia, depressão, catarros crônicos do nariz e dos seios, perda de olfato, defesa insuficiente contra as infecções na mucosa das vias respiratórias (bronquite) e, finalmente, transtornos gastrointestinais e hepáticos, tendência para a formação de cálculos e funcionamento excessivo da tireoide. O suco de cenouras auxilia a regular a secreção de sucos gástricos e ajuda a combater a diarréia e desperta o apetite.

As cenouras contêm uma variedade de antioxidantes e poliacetilenos que, juntos, fornecem um escudo protetor ao coração. Estudos têm demonstrado que o consumo de alimentos ricos em carotenoides reduz o risco de doença cardíaca. Além de ser extremamente rico em betacaroteno, as cenouras também contêm alfa-caroteno e luteína. O consumo de cenouras protege seu coração dos danos oxidativos, formação de placa e elevação do colesterol ruim.

Como dito anteriormente, as cenouras contêm quantidades abundantes de vitamina A que auxilia o fígado a liberar as toxinas do corpo. Ela reduz a acumulação de bílis e gordura no fígado. A fibra solúvel, por outro lado, limpa o cólon, facilitando a eliminação de resíduos.

O betacaroteno, encontrado nas cenouras, é um nutriente muito favorável à pele, é convertido em vitamina A dentro do corpo. Ajuda na reparação dos tecidos da pele e fornece uma proteção contra os raios duros do sol. Os antioxidantes e carotenoides protegem e condicionam a pele aumentando sua imunidade contra o sol e curar as queimaduras solares. Na verdade, o consumo de suco de cenoura no verão atua como um protetor solar natural. No entanto, lembre-se de não consumir cenouras em excesso, pois elas podem transformar temporariamente sua pele em cor laranja.

Para uso externo, ativos a base de cenoura trazem grandes benefícios para a pele, sua ação deve-se principalmente à provitamina A, rapidamente absorvida pela pele, causando modificações da calcemia e eusinofilia como fenômenos gerais; localmente determina aumento dos processos oxi-redutores cutâneo, principalmente na captação de radicais livres, além de uma leve acidificação do pH superficial da pele.

O óleo de cenoura pode ser extraído por meio do processo de prensagem a frio de sua raiz, o que garante a não degradação de seus compostos. Outros processos, como a extração em solventes e aquecimento, possibilitam também a sua obtenção, porém não garantem a não degradação de diversos nutrientes e vitaminas no processo.

O óleo de cenoura é composto por vitaminas, ácidos graxos, antioxidantes e outras substâncias com propriedades benéficas para o organismo. Ele pode ser usado externamente e apresenta efeito antioxidante, anti-idade, anti-inflamatório, hidratante e cicatrizante.

CURIOSIDADE

Existem mais de 100 variedades diferentes de cenouras. Habitualmente associamos com a cor laranja, mas de fato, existem outras variedades de cenouras com muitas outras colorações, entre o branco, amarelo ou roxo, com a última a ser a cor da variedade origina. Variam também em tamanho, podendo ser tão pequenas quanto 5 cm e tão grandes quanto 90 cm, e variando de 1 a mais de 5 cm de diâmetro.

 Você sabia que é possível conservar cenouras durante um ano? Basta congelá-las: primeiro, ferva-a durante cinco minutos, em seguida, coloque-a em uma vasilha com gelo e água. Seque e em seguida a insira em um saco plástico sem ar.

REZA A LENDA 

"Chegará o dia em que uma simples cenoura, observada com frescor, desencadeará uma revolução." Paul Cezanne

 “Se plantarmos uma cenoura a cada dia do ano, ela terá 365 desempenhos distintos. Todo organismo vivo depende de luz, do sol e também da lua. Assim, há épocas e determinadas horas do dia ou da noite melhores para plantar ou para colher” Michel Straub

Um dia uma moça queixou-se com sua mãe, sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, um outro

surgia. Então, sua mãe levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Em uma delas, colocou cenouras, em outra, ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ela estaria fazendo.

Minutos depois, ela apagou o fogo. Pegou as cenouras, os ovos e o café, colocando-os em recipientes separados. Virou-se para a filha e perguntou:

- Querida, o que você está vendo?

- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.

Ela a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.

Ela, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ela lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir seu aroma delicioso e então perguntou:

- O que isto significa, mãe?

- Cada um destes - a cenoura, o ovo e o café - enfrentou a mesma adversidade, a água fervendo, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, outrora crua e rígida, amolecera e se tornara frágil, os ovos, antes frágeis, mesmo com sua casca protegendo o líquido interior, tornaram-se firmes e mais resistentes. Já o pó de café é incomparável: depois que o coloquei na água fervente, ele mudou a própria água.

Após profundo silêncio, a mãe prosseguiu:

- Qual deles é você? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é a cenoura, o ovo ou o pó de café? Você é como a cenoura, parecendo

firme e forte, mas, com a dor e a adversidade, murcha e se torna frágil, perdendo sua força?  Ou será que você é como o ovo, começando maleável, mas, depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se dura? Sua "casca" até parece a mesma, mas por dentro, você está dura. Será que você é como o pó de café? Você transforma o meio que a aflige, altera o que está trazendo a dor e oferece algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade?

Elas se abraçaram e choraram de alegria por ter uma à outra...

CARACTERÍSTICAS

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida como a Hortencia

Ordem: Apiales como a Hera

Familia: Apiaceae como a Salsa

Genero: Daucus

Especie: D. carota

Sua raiz é do tipo tuberosa, sem ramificações, podendo ser longa, média ou curta, de formato cilíndrico ou cônico e coloração geralmente alaranjada, mas que pode ser branca, amarela, vermelha e roxa.

O caule é pouco perceptível e situa-se no ponto de inserção das folhas, as quais são pubescentes e bastante recortadas, podendo exibir um comprimento de 30 a 50 cm.

A inflorescência típica é do tipo umbela, podendo ser terminal ou primária, composta de flores brancas.

REFERÊNCIAS

file:///C:/Users/User/Downloads/19491-77954-2-PB.pdf Qualidade nutricional e físico-química em cenoura (Daucus carota l.) in natura e minimamente processada - DOI: 10.12957/demetra.2016.19491

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});