top of page

Lírio

“As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei.”

Carlos Drummond de Andrade



Origem: América do Norte, Europa e Ásia Altura: até 2 metros, dependendo da espécie Uso: Ornamental, cosmético, perfumaria e medicinal


Os lírios são as flores do gênero Lilium L da família Liliaceae, popularmente também são chamadas de açucena e inclui uma grande variedade de espécies.



HISTÓRIA


O Lírio silvestre é uma planta conhecida e utilizada pelo homem desde a antiguidade. A história do lírio se mistura a muitas lendas e misticismo, sendo considerada uma planta sagrada em muitas culturas pelo mundo.

Há registros de que é cultivada pelos chineses há mais de 3 mil anos. Um dos significados atribuídos à palavra lírio, pelos chineses, é “amor eterno”.

Foram achados desenhos de flores em templos e vasos de oferendas à Deusa Hera na Grécia Antiga.

É também citado na Bíblia, no discurso de Jesus durante o Sermão da Montanha, relatado nos evangelhos de Mateus e Lucas: “Olhai os lírios do campo”.

Pintores medievais e renascentistas expressavam o lírio como imagem da anunciação de algo novo que desce do Cosmos para ser acolhido pela humanidade

Em especial, na História da França, a presença do lírio é bem antiga.

No ano 1147, Luís VII, Rei dos Francos, adotou uma flor de lírio em seu brasão de armas. Aliás esta planta foi amplamente usada na decoração francesa de nobres e da realeza.

Entre os anos de 1655 e 1657 as moedas francesas eram conhecidas como lírios de ouro ou lírios de prata.

O lírio foi associado ao 1º de maio na França quando em 1561, o rei Carlos IX foi presenteado com a flor e por gostar tanto pediu para que fossem entregue buques de lírio a todas as damas da corte. Desde então, existe a tradição onde é ofertado essa flor a moças solteiras no começo da primavera, que é na época de primeiro de maio quando acontece a festa do amor. Devido a isso a flor ganhou destaque ao longo da história do país, tendo um forte simbolismo. Atualmente o brasão da coroa da França é composto de três flores de lírios que representam a Santíssima Trindade e as 3 virtudes teológicas: fé, esperança e caridade. Tudo isso demonstra a submissão do rei a autoridade divina, explicando que seu reinado e seu poder são direitos divinos.

Também foi um símbolo frequentemente usado em ordens de cavaleiros devido ao seu simbolismo ligado à nobreza e à glória. A maioria das espécies comumente encontradas hoje são espécies híbridas, produzidas através de cruzamentos buscando flores mais duradouras e combinações de cores e de perfumes.

Uma das espécies mais conhecidas é o Lilium candidum (o lírio branco). de origem balcânica, se difundiu rapidamente pela região do Mediterrâneo após o imperador romano Augusto emitir uma lei que impunha que todas as plantas consideradas úteis fossem cultivadas na região a fim de evitar a importação. Hoje esta espécie é considerada semi- espontânea



USO


O lírio é uma planta utilizada para muitos fins há muito, muito tempo. Existem muitas espécies da família Liliaceae que recebem esta denominação, mas é necessário cuidado, pois muitas outras plantas, pertencentes a outras famílias também recebem popularmente este nome, como o lírio do brejo, o lírio da paz e outras plantas como a trombeta branca.

Embora algumas espécies tenham o bulbo comestíveis, outras são potencialmente tóxicas e, por este motivo, é necessário cautela ao usar qualquer parte da planta, seja para uso interno ou externo.

Seu uso mais popular é o ornamental, com flores muito apreciadas para jardins e arranjos.

Devido à seus óleos essenciais e seu perfume é muito utilizado na perfumaria.

O aroma da flor possui substâncias peculiares chamadas de feniletilamina. Essa substância ajuda o organismo na produção de endorfinas, que é atribuído a sensações de bem estar e tranqüilidade

Antigamente era usada para o tratamento de depressão.


Externamente é usado em tônicos e produtos anti envelhecimento devido ao seu poder antioxidante. Extrato das raízes são usados como antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante, refrescante, aromatizante, adstringente, antiacne



REZA A LENDA

De acordo com a mitologia grega, Hércules, filho de Zeus como uma mortal, foi posto para mamar em Hera enquanto ela dormia, ao acordar ela empurrou o bebê rapidamente e gotas de seu leite voaram e se transformaram na Via Láctea, algumas gotas caíram na terra e foi daí que brotaram os primeiros lírios! Por isso esta flor tinha o nome de Rosa de Hera.

Existe também uma versão de que a origem da flor foram as lágrimas derramadas por Eva ao ser expulsa do paraíso.

Desde o século XVII o lírio é usado em homenagens à virgem Maria, representando a virgindade, a pureza e a castidade.Dizem que Maria, mãe de Jesus, se apaixonou por José ao vê-lo carregando uma flor de lírio em meio a multidão. Por este motivo, nas várias iconografias, São José é frequentemente retratado com uma vara de onde florescem os lírios brancos.

Já no candomblé e na umbanda, a flor é ofertada para a deusa das cachoeiras e rios, Oxum.

Na idade Média acreditavam que as flores de Lírio branco protegiam as residências e afastava as bestas, por isso era facilmente encontrada em jardins em frente às casas.

CURIOSIDADE

A flor do lirio é muito relacionada ao casamento. Na idade média era vista como símbolo de pureza e castidade, sendo por isso comumente eram usados buquês de lirio pelas noivas, ao entrar na igreja.

Na China acredita-se que sonhar com lírios significa um casamento próximo.

Existem mais de 100 espécies de lírios que variam em número de flores, cores e perfumes.

CARACTERÍSTICAS


Reino: Plantae Clado: Angiosperma Ordem: Lilales Família: Liliaceae Gênero: Lilium

Possui folhas estreitas com veias paralelas, dispostas ao redor do caule. As flores são compostas por seis pétalas, geralmente reunidas em inúmeras inflorescências em hastes longas, de cores diferentes que, dependendo da espécie, podem ser muito perfumadas.

A planta tem um caule de oitenta centímetros de altura e dois metros de altura, uma grande flor formada por seis pétalas e sépalas invisíveis e bulbos basais que nutrem o caule e raramente dão vida a uma estrutura de planta com raízes.



REFERÊNCIAS


Liliaceas Observações botânicas e suas aplicações na Medicina Antroposófica - Flavio E Milanese


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});