Magnólia


Origem: Japão Altura: até 20 metros Tipo: Árvore Uso: ornamental, cosmético, perfumaria


A Magnólia é um gênero que possui mais de 200 espécies, pertencem à família Magnoliaceae. O gênero foi nomeado a partir de Magnol Pierre, um botânico francês. A especialidade das flores de magnólia é que elas não têm pétalas distintas ou sépalas.



HISTÓRIA

A Magnólia é uma planta muito antiga, espécimes fossilizados de M. acuminata foram encontrados há 20 milhões de anos, e de plantas identificáveis ​​pertencentes à Magnoliaceae datam de até 95 milhões de anos atrás.. Ela é anterior às abelhas e, por isso, acredita-se que ela tenha sido polinizada por besouros.

No final do século XVIII, botânicos e caçadores de plantas que exploravam a Ásia começaram a nomear e descrever as espécies de magnólias encontradas na China e no Japão. As primeiras espécies asiáticas a terem descrições botânicas ocidentais foram as espécies Magnolia denudata e Magnolia liliiflora. Logo depois, em 1794, Carl Peter Thunberg coletou e descreveu Magnolia obovata do Japão e, aproximadamente ao mesmo tempo, a Magnolia kobus também foi coletado pela primeira vez.

A Magnólia kobus é cultivada em áreas úmidas, porém com boa drenagem e necessita de solos ricos em matéria orgânica e de sol pleno para seu desenvolvimento e ela pode demorar até 30 anos para dar sua primeira flor. Mas após seu pleno desenvolvimento é a primeira da família a florir, chegando a dar os primeiros botões no fim do inverno.



USO

Apesar de seu crescimento lento, seu uso mais comum é o ornamental.

O extrato de Magnólia contém elevadas quantidades de magnolol e honokiol, dois compostos orgânicos até 1000x mais poderosos em antioxidantes do que a vitamina E, ajudando a proteger a pele dos danos provocados pelos radicais livres. Sendo utilizado em cosméticos para a pele do rosto e corpo para combater o envelhecimento precoce.

No Vietnam suas folhas e flores são usadas na medicina tradicional pelas propriedades anti-sépticas, anti-bacterianas e anti-piréticas.

O óleo essencial de Magnólia possui agradavel aroma floral sendo muito utilizado no ramo da perfumaria, possui ação antibacteriano e antifúngico. Na aromaterapia é usado para combater a depressão e a ansiedade.



CURIOSIDADES

As espécies de Magnolia possuem muitas histórias e curiosidades em várias regiões do mundo. O seu simbolismo está ligado ao amor e respeito pela natureza. Sendo vista como um simbolo de esperança, pureza e bondade.

Na China, os imperadores a consideravam um símbolo da nobreza, de força e coragem perante as adversidades da vida.

Nos Estados Unidos, o Mississippi é conhecido como o "Estado das Magnólias", por esta ser uma espécie comum e protegida que torna o estado mais colorido.

No Japão é comum as mulheres tatuarem uma magnólia como símbolo da eterna juventude.

Os poetas da "velha Europa" tatuavam uma magnólia no pulso, ou desenhavam várias nos seus cadernos como proteção espiritual da sua criatividade e vulnerabilidade.


Na China, as Magnólias são utilizadas para proteger Buda, por isso, são cultivadas à volta dos templos budistas. As flores da magnólia são excelentes presentes quando a intenção é mandar mensagens de força, amor à natureza, simpatia, dignidade, perseverança e nobreza.



REZA A LENDA

Uma lenda diz que antes só havia uma magnólia. Era alta, forte e com poucas flores.

Dentro do tronco havia uma magnólia estrelada, com muitas flores brancas perfumadas.

O tronco era o corpo, a flor a alma e floresceram juntos, uma no outro, dando serenidade a todo o jardim.

Em um dia de chuva, uma azaleia amarela tocou na árvore, a magnólia não percebeu que era o vento, acreditou que aquele toque estava ligado a um interesse que decidiu retribuir e empurrou cada vez mais as flores a florescer do seu coração estrelado para azalea.

Mas a azalea não tinha nenhum sentimento e com o passar do tempo, a árvore de magnólia começo a sentir-se cada vez mais triste até que seu coração se quebrou, separando-se do corpo. Assim nasceram duas árvores, a magnólia alta com suas raras flores nos ramos cobertos de folhas verdes mostra ndo sua força. E a magnólia estrelada sem folhas, com suas flores brancas frágeis como seu coração sem esperança.

Há muitos séculos atrás, em uma aldeia africana, existiu um guerreiro chamado Mag. Possuia porte atlético, bonito e viril, era o único filho do feiticeiro de sua tribo que era conhecida por ser dominadora e viver em capturas de outras tribos. Mag chefiava essas expedições de caça a prisioneiros de tribos vizinhas.

Em uma de suas excursões de captura trouxe, entre os prisioneiros, Nólia, um jovem de olhar meigo, voz doce e sorriso cativante.

Mag observava o jovem, que mesmo prisioneiro, conservava sempre o bom humor, a serenidade e a humildade. Logo Mag se aproximou do jovem e os dois descobriram que tinham muito em comum; eram filhos únicos de feiticeiros de suas tribos, amavam a natureza... Nasceu então uma forte amizade entre os dois.

Nólia falava de luas, estrelas, deuses, flores e pássaros... Mag de seu desejo de desbravar florestas e realizar conquistas... Com o tempo a amizade ficou grande demais e transbordou em um amor cristalino,sincero,autêntico.Começaram então os dissabores, sabiam eles que este amor estava fadado ao fracasso.

Mag era um guerreiro, filho do Grande Feiticeiro. Nólia, apesar de ser filho de uma feiticeira, era um prisioneiro. E ainda o enevitável agravante: eram ambos do sexo masculino, nunca que a Africa aceitaria essa união. Resolveram então fugir para longe e viver plenamente este amor. Porém o pai de Mag, através de seus feitiços, acabou descobrindo a intenção dos dois, e preparou uma poção. Nólia se preparou com grande esmero, todo de branco, para o grande dia da fuga. Na calada da noite, Mag o libertou do cativeiro e fugiram.

O Grande Feiticeiro saiu logo atrás deles com seus guerreiros. Após uma jornada, os encontraram e o Grande Feiticeiro ordenou que os dois fossem colocados um de costas para o outro e enterrados até o joelho.

Feito isso, derramou sobre os dois sua poção e imediatamente eles ficaram paralisados no local.

A mãe de Nólia pressentindo que algo acontecia, conseguiu se libertar e foi ao encontro deles, chegou a tempo de ver o feiticeiro derramando a poção imobilizadora e profetizou:

- Para um feitiço do mal só o bem pode combater, meus queridos, quando o amor por seus algozes vibrarem em seus corações, a mágoa se dissipar e forem capazes de a tudo perdoar, estarão unidos eternamente.

Muito tempo se passou, as lágrimas de Mag e Nólia cairam de seus rostos adubando a terra ressequida da África. O clamor de suas vozes, o sofrimento de estarem juntos e não poderem se tocar ou falar, aos poucos, acalmaram seus corações, e um dia esqueceram as mágoas , os rancores e, finalmente, perdoaram.

Nesse instante, choveu no solo africano e muitos presenciaram algo extraordinário acontecer: o corpo vigoroso de Mag começou a crescer ganhar grandes dimensões e se transformou em um tronco robusto com lindas folhas verdes reluzentes. Do seu lado, o meigo Nólia se liquefez e adentrou como seiva o tronco que é Mag. A partir deste dia, na primavera, o tronco se cobriu com flores brancas e perfumadas, como uma noiva em núpcias.

Tem assim origem a milenar MAGNÓLIA.


CARACTERÍSTICAS

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Magnoliales

Família: Magnoliaceae

Gênero: Magnolia kobus

Árvore caducifólia de pequeno a médio porte ou um grande arbusto nativo de áreas florestais japonesas. Possui formato piramidal quando jovem, amadurecendo e adquirindo uma forma arredondada, densa e extensa.

É conhecida por seu florescimento do final do inverno ao início da primavera de flores em forma de cálice ou em forma de xícara, perfumadas. As flores são brancas, muitas vezes tingidas de rosa. Folhas obovates, aromáticas de coloração verde-escuras. As árvores florescem pouco quando jovens e podem precisar de até 25 anos antes de atingir o melhor estado de floração. As sementes vermelhas se formam em vagens que se abrem no outono.



REFERÊNCIAS


Oscar Brisolara: MAGNÓLIA. FLOR DA PERSEVERANÇA, SIMPATIA, DOÇURA, BELEZA, AMOR, NOBREZA, DIGNIDADE E BELEZA ESPLÊNDIDA em 24/11/21

Mestresabe.com: Magnólia

Óleo Essencial de Magnólia "Flores" GT China 10,1ml (emporiolaszlo.com.br) em 26/11/21

https://optolov.ru/pt/dizajjn-odnokomnatnyh-kvartir/magnoliya-krupnocvetkovaya-vyrashchivanie-razmnozhenie-uhod.html

http://didi-na-nuvem.blogspot.com/2006/08/lenda-da-magnlia.html

https://www.facebook.com/GraciosaPaginaOriginal/posts/3095704403884035/

https://www.abellaeomundo.com/2020/10/magnolias.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Magnolia_kobus

https://www.missouribotanicalgarden.org/PlantFinder/PlantFinderDetails.aspx?taxonid=282534

http://oscarbrisolara.blogspot.com/2016/04/magnolia-flor-da-perseveranca-simpatia.html

https://www.escritas.org/pt/t/3299/a-magnolia