top of page

Cúrcuma


Curcuma longa


Família: Zingiberaceae

Origem: Ásia

Altura:130 a 150 centímetros

Uso: ornamental, culinário, cosmético, medicinal


A cúrcuma, também conhecida como turmérico, açafrão-da-terra ou açafrão-da- índia, é uma planta herbácea originária da Índia e do sudeste da Ásia, de nome científico Curcuma longa é uma planta herbácea da família do gengibre. Da sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria homónima, utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.


HISTÓRIA


A Cúrcuma (Curcuma longa) é originária da Índia e Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil há mais de 3 séculos, sendo amplamente cultivada para finalidade alimentar ou condimentar.


Esta planta era utilizada na Índia desde 610 a. C., como corante para lãs, e ao longo da história foi usada também para colorir partes do corpo. É empregada como corante de alimentos em todo o mundo, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos e temperos, sendo um dos componentes do "curry", usado na gastronomia indiana.


Nativa da Ásia, a cúrcuma é cultivada há mais de dois mil anos em países como Índia, China e no Oriente Médio. Imigrantes a espalharam pelo mundo, mas foi nas regiões úmidas e tropicais que ela melhor se adaptou e proliferou.


O nome cúrcuma provém do sânscrito kuṅkuma, através do árabe كركم, curcum ou do hebraico כרכֹם carcom. A palavra turmérico, por sua vez, tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou "terra meritória”.



CURIOSIDADE


Apesar de receber no Brasil o apelido de açafrão-da-terra, a cúrcuma é diferente do açafrão. São duas plantas, e temperos, completamente diferentes.


O açafrão, também chamado de açafrão verdadeiro é uma especiaria extraída do estigma das flores da planta de nome científico Crocus sativus, originária da região do Mediterrâneo, tem um valor muito alto, (sendo considerado o condimento mais caro do mundo!) já que são necessárias 150 mil flores para se obter um quilo de açafrão seco - e os estigmas dessas flores precisam ser extraídos manualmente.



REZA A LENDA


No Egito, “reza a lenda”, que Cleópatra usava o açafrão em seus banhos como forma de atrair seus amantes. Já Alexandre o Grande, da Macedônia, o usava como anti-inflamatório para tratar suas feridas após inúmeras batalhas na conquista de outros reinos.



USO


O rizoma (caule de crescimento horizontal, geralmente subterrâneo) da cúrcuma é um dos ingredientes mais importantes do curry e várias outras masalas e compõe a base da culinária indiana e do Oriente Médio. Seu sabor pungente realça e dá cor aos alimentos.

Também é usado na perfumaria e em produtos têxteis, como corante natural e também como planta ornamental: sua inflorescência é muito apreciada em arranjos florais pela duração.


As folhas do vegetal são aromáticas e podem ser utilizadas na culinária. Elas podem ser empregadas para aromatizar receitas, o seu cheiro é semelhante ao da manga verde - elas servem também como embrulho para pratos como peixes assados e bolinhos de arroz. O prato indiano Patholi ou Kadabu, servido em festividades, utiliza as folhas longas de cúrcuma para embalar uma espécie de pamonha doce de arroz recheada de coco temperado com cardamomo.


Rica em Ferro e manganes, a raiz é muito utilizada na medicina alternativa. Os principais componentes responsáveis pelo uso medicinal da planta são a curcumina e seus derivados. Por ser um princípio lipossoluvel, a ingestão da cúrcuma junto co algum alimento que tenha oleoso ou que tenha gordura potencializa sua absorção. Misturar ao leite ou leite de côco pode ser uma boa ideia!


Outro potencializador da cúrcuma é a pimenta-preta (mais conhecida como pimenta-do-reino)! A bioperina, princípio ativo da pimenta-preta, potencializa a absorção da cúrcuma em mais de 20 vezes!


O uso medicinal da cúrcuma é muito comum na medicina ayurvédica (sistema medicinal característico da Índia Antiga).


É bastante conhecida por suas propriedades terapêuticas anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e fortalecedora do sistema imunológico. É amplamente estudado para prevenção de diversas condições médicas.

Diversos estudos relatam resultados positivos em relação à ação anti-inflamatória e antibacteriana na cúrcuma. As pesquisas revelam efeitos positivos em diversas formas de uso, como extratos, soluções e administração oral e intraperitoneal. A curcumina suprimiu uma grande variedade de micro-organismos em pesquisas in vitro, além de mostrar-se antiparasitária, antiespasmódica e estimular atividades de enzimas responsáveis pela digestão. Existem também experiências in vivo que mostram os potenciais efeitos anti-inflamatórios e antiparasitários da curcumina. De acordo com outra pesquisa, a curcumina também promove a desintoxicação do fígado e estimula a vesícula biliar a produzir bile. Pode ajudar a prevenir aterosclerose (o acúmulo de placas que podem bloquear artérias e levar a ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral), e auxiliar o tratamento de uveíte (uma inflamação da íris do olho).


Ajuda a aliviar dores de dente e inchaços, auxilia no tratamento de gengivites e combate a bactéria que causa placa e cáries dentárias.


CARACTERÍSTICAS


Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Zingiberales

Família: Zingiberaceae

Gênero: Curcuma

Rizoma tuberoso, oblongo e palmado, aromática, sabor ardente e amargo



REFERÊNCIAS



bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});