top of page

Bergamota


Origem: Ásia e Austrália.

Nome popular: tangerina; bergamota; mexerica

Nome científico: Citrus aurantium X reticulata

Tipo: Arboreo

Altura: ate 5 metros

Conhecidas também como bergamota, mexerica e mandarino, as tangerinas pertencem à família botânica das Rutáceas, que compreende mais de 900 espécies diferentes, e ao gênero citrus, como todas as frutas popularmente conhecidas como cítricas. Trata-se de uma planta perene, com quatro ou cinco metros de altura, que vegeta e produz satisfatoriamente em regiões das mais variadas condições ecológicas. A tangerina é, talvez, entre as frutas cítricas uma das mais perfumadas e prazerosas de se comer in natura.

HISTÓRIA

Sua origem é a mesma dos demais cítricos: bem diferentes das cultivadas hoje em dia, supõe-se que as primeiras espécies silvestres de tangerinas provadas pelo homem foram encontradas em meio ao continente asiático, provavelmente em território chinês.

Cultivadas nos pomares da Babilônia e da Palestina, entre outros locais do Oriente Médio, foram daí levadas para a Europa bem antes do desenvolvimento da América, e trazidas para o Brasil pelos portugueses.

No Brasil, a primeira referência sobre a tangerina aparece em escritos do padre Manuel Aires de Casal, em 1817. A fruta logo se adaptou ao clima do país, que hoje é o quarto maior produtor mundial de tangerinas– os três primeiros são China, Espanha e Japão

No Brasil, as variedades de tangerinas comumente cultivadas e, portanto, mais conhecidas são: a Cravo, a Poncã, a Mexerica- do-rio e a variedade híbrida , Murcote. As tangerinas são frutas cítricas, pertencentes a diversas espécies e variedades, seus híbridos, o que dá uma oferta de diferentes frutos, todos chamados de tangerinas em nosso mercado. Em inglês recebeu o nome de “mandarim” e no Sul é chamada de bergamota. A variedade mais comum e mais antiga que tem lugar importante no mercado é a tangerina Cravo, por ser de ótima qualidade e dar frutos cedo.

CURIOSIDADE

Tangerina é o feminino de “tangerino”, adjetivo relativo a Tânger, cidade do Marrocos.

Usada tradicionalmente na medicina popular italiana, a bergamota tem este nome em virtude da cidade de Bérgamo, na Lombardia, outros dizem que a palavra pode ter origem do turco “Berg armüdi” que significa “pera do príncipe”.

Mexerica é uma regressão de mexericar. Os estudiosos atribuem o nome do fruto ao ato de denunciar quem o comeu” explica o verbete do Houaiss. O termo é mais usado nas regiões sudeste e centro oeste do brasil.

USO

assim como as demais frutas cítricas, as porosas cascas das tangerinas guardam um óleo essencial muito caldoso e de forte aroma, que tem as mesmas propriedades do suco de seus frutos, porem potencializados. Quando a fruta é manipulada, essa essência se des-prende da casca, impregnando, por longo tempo, as mãos que a descascaram com o inconfundível aroma. É impossível disfarçar’.

Os frutos podem ser consumidos ao natural, prestando-se também para industrialização, de onde resultam diferentes produtos, como sucos, óleos essenciais, pectina e rações.

A tangerina é indicada para pessoas de qualquer idade, devendo ser ingerida com bagaço, para facilitar a formação de resíduos que melhoram o funcionamento dos intestinos.

O valor nutritivo varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro.

A vitamina C, junto com o Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos.

Por sua enorme quantidade de vitamina C, a tangerina é muito recomendada principalmente para prevenir gripes e resfriados.

A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções.

As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.

O chá de folhas de tangerina age como calmante. Além disso, é útil contra a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais.

O óleo essencial é particularmente útil no tratamento das infecções da boca, pele e dos tratos respiratório e urinário, podendo também ser usado para regular o apetite.

Revigorante, antidepressivo, anti-séptico, analgésico e anti-espasmódico. A Bergamota é calmante, sedativa (sistema nervoso) e bom para o equilíbrio e o estado de ânimo.

Refrescante, desodorizante, digestivo, expectorante, febrífugo, estomáquico, tónico, vermífugo, carminativo,repelente de insetos.

Tem ação diurética, calmante e anti-inflamatória, além de ser ótima para quem sofre de prisão de ventre. É bastante indicada em casos de tosse e febre. A nobiletina presente na fruta é uma ótima aliada das dietas, protegendo o organismo contra os efeitos maléficos da ingestão de gorduras e previne o aumento do colesterol ruim (HDL) e triglicérides. A fruta também aumenta a produção de insulina e a glicemia do sangue.

Com as folhas se faz um chá que tem efeito tranquilizante e ajuda a combater a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais. A sua casca pode ser utilizada para fazer doces e geleias e também vai trazer muitos benefícios para quem os consumir.

CARACTERÍSTICAS

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida como o Azevinho

Ordem: Sapindales como a Arruda

Familia: Rutaceae como a laranja amarga

Genero: Citrus

Especie: C. reticulata

A planta é vigorosa, de tamanho médio a grande, crescimento ereto, com poucos espinhos, folhagem densa, com folhas médias, lanceoladas e de largura média. Tem grande tendência de produzir alternadamente.

Os frutos da tangerineira (C. reticulata Blanco) são de tamanho médio, forma oblata, base com pescoço pequeno e ápice pouco deprimido. A casca é fina, firme e fácil de remover.

A superfície é lisa, de cor laranja a vermelha, com nove a 13 segmentos facilmente separáveis e eixo médio e aberto. A polpa é de cor laranja, sucosa e aromática. Possui poucas sementes. A maturação ocorre de meia estação a tardia.

REFERÊNCIAS

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});