Ayurveda - Doshas


Tudo muda o tempo todo! Todos nós sofremos mudanças em cada hora do dia, cada estação do ano, cada etapa da vida! Através da sabedoria ancestral, o Ayurveda, traduzido por alguns como “ciência da vida”, nos apresenta caminhos para o autoconhecimento e melhor percepção do mundo que nos cerca. Assim, conseguimos alcançar o equilíbrio mesmo diante das constantes mudanças da vida: clima, idade, emoções, ou seja, tudo o que está constantemente nos influenciando e que, na correria do dia-a-dia não nos damos conta! A conquista desse equilíbrio dependerá da qualidade das transformações e adaptações que nos permitirmos. Para ajudar no entendimento de como todas essas forças internas e externas atuam em nosso corpo, o Ayurveda utiliza da linguagem dos elementos da natureza que estão no macro e microcosmos: espaço, ar, fogo, água e terra, que combinados formam os doshas Vata, Pitta e Kapha.


Da junção do Espaço e do Ar temos o dosha Vata; do fogo e da água temos Pitta; e da água e da terra temos o dosha Kapha. Os doshas físicos, estão em constante movimento representando as forças do nosso organismo. Kapha representa os processos de anabolismo, cria tecidos, lubrifica nosso corpo, nos dá estrutura, cuida e acolhe, como a mãe terra. Pitta representa os processos de metabolismo, o grande fogo da transformação, da digestão e do fazer. É o nosso fogo. E Vata representa os processos de catabolismo, além de fazer toda a comunicação no aspecto intracelular e dos movimentos do criar, são nossos ventos.


Quando existe um excesso ou falta de algum dos doshas, pode ocorrer um desequilíbrio que precisamos cuidar para não adoecer. Nos momentos em que estamos com o dosha Vata em desequilíbrio, a tendência é gerar agitação, ansiedade, frio, insônia e falta de chão. É preciso amornar, acalmar e acolher. O dosha Pitta, quando desequilibrado, gera muito calor, intolerancia, dor de cabeça, azia, queimação e ira! É preciso acalmar e refrescar. Já o Kapha, quando em excesso, gera letárgia, peso, preguiça, frio, digestão ruim, podendo chegar à depressão. Ficará muito bem se estimulado, aquecido, com doses de alegria. Precisa do sol! 4


Você consegue perceber se tem momentos do dia que fica mais Vata, Pitta ou Kapha? E no decorrer do ano? Você percebe essa diferença de estado de espírito e presença no decorrer das estações?


O que costuma acontecer é que com o distanciamento da auto percepção, temos mais dificuldade em observar como essas forças atuam sobre nós, e acabamos agravando um dosha ou outro. Os excessos podem causar desconfortos, desequilíbrios, doenças, infelicidade e insatisfação.


Uma das ferramentas mais conhecidas e eficazes que o Ayurveda nos presenteia, é a Auto Abhyanga (auto oleação). Essa prática consiste em fazer o uso de óleos vegetais medicados com ervas e óleos essenciais para o equilíbrio dos Doshas em desarmonia.


TEXTO DE CLARISSA SCHEMBRI


{ Dúvidas sobre nossos produtos ou sobre seus pedidos? Adicione a gente no Whatsapp (31) 997 950 441 }

Homeopatia Magna Mater
Produtos Naturais Ltda.

 

CNPJ 65.186.793/0001-20

Farmacêutica Responsável: 
Vitória Schembri CRF 067723-FHB

Autorização MS: 0.17804.01

Alvará Vigilância Sanitária: 019483

  • Black Facebook Icon

Rua Montes Claros, 509 
Belo Horizonte, MG
CEP 30310 370

(31) 3287 9288 WhatsApp (31) 99795 0441

atendimento@magnamater.com.br