top of page

Equilibrando o sistema imunológico

IMUNIDADE – Uma questão de Equilíbrio.

Podemos identificar na palavra IM.UNIDADE, uma livre referência a estar inteiro, EM UNIDADE.

Derivada do latim Immunitas, significa proteção (embora curiosamente também se referisse a isenção de taxas que se oferecia a senadores romanos...) e relacionada a grupos de senhores idosos atenienses da antiga Grécia, que durante a peste, mesmo em contato com doentes, não sucumbiam. Eram designados os ‘immunes’

Um organismo em equilíbrio consegue desenvolver uma saudável relação de si mesmo com os diferentes elementos que o rodeiam de maneira a identificar os limites de dentro para fora e de fora para dentro. A saúde do indivíduo, através do sistema imunológico, diz de sua relação com o mundo. Tudo isso acrescido das diferentes estações do ano que trazem, cada uma a seu termo, condições específicas, seja o clima frio e seco do outono / inverno, quente e chuvoso do verão e os polens da primavera.

Grande parte dos adoecimentos observados advém de uma vulnerabilidade decorrentes de elementos objetivos e subjetivos, de deficiências internas ou agressões externas. Incluem desde a constituição genética à fisiologia. Da alimentação ao sono. De experiências anímicas a ritmos de vida.

Alimentos industrializados, as sobrecargas, o stress, as cobranças para alto rendimento materialista, padrões de comportamento e beleza. Ainda, o excesso de medicamentos que nos distanciam de nós mesmos, induzindo-nos a ignorar os sinais que nosso corpo desenvolve no caminho de cura.

Todos esses elementos estão disponíveis e fazem parte de nossa existência. A maneira com que vamos lidar com eles pode indicar a nossa capacidade de manter um estado saudável, mesmo lidando com adoecimentos.

Podemos assim observar alguns cuidados essenciais:

. Alimentação saudável – com preferência por alimentos orgânicos, rico em frutas, sementes cereais, legumes e verduras. Em especial o alho, gengibre, cogumelo shitake, vegetais verde escuros, entre outros.

. Hidratação farta - incluindo chás e sucos, além da água. Também o Kefir, bebida fermentada probiótica obtida a partir de uma mistura de leveduras e bactérias

. Roupas adequadas – que favoreçam um saudável arejamento da pele, evitando tecidos sintéticos.

. Atividade física regular – que ativa a circulação e favorece o equilíbrio do nosso organismo de calor

. Sono restaurador – buscar atender o número de horas de sono que seu organismo demanda e evitar o uso de celulares e afins no período que antecede o sono

. Hábitos de higiene pessoal – que, inclusive inspiram, através do exemplo, às nossas crianças

. Cultivar um ambiente equilibrado e harmonioso – evitar excesso de estímulos, desde sons altos ou muitos estímulos visuais, até tensões e cobranças desnecessárias em nossas convivências.

. Ritmo – buscando alternar atividades que nos reportem para dentro e fora.

Em tempos em que passeios externos estejam limitados, buscar expandir o olhar até horizontes amplos .

. Sol - Cuidar para ter satisfatória exposição ao Sol, que, além de garantir nossos níveis de Vitamina D, nos traz a experiência da Luz e Calor que se refletem em nosso interior. Igualmente importante é a nossa relação com a noite, valorizando tanto o céu estrelado quanto o recolhimento que ausência de luz nos convida. Essa experiência com o dia e a noite são fundamentais para nossa vida, tanto em níveis hormonais quanto anímicos, determinantes em nossos ritmos circadianos


A tradição indiana ainda nos presenteia com elementos e práticas que podem auxiliar como o Brahmara Mudra – estabelecendo limites saudáveis que traz a experiência sutil que “ com fronteiras saudáveis meu sistema imunológico funciona perfeitamente”

Uma grande pergunta é: “O que eu escolho, me nutre ou me consome?”

A partir dessa pergunta percebemos a importância do CUIDAR

Cuidar de si, do outro e do planeta

Quando buscamos nos nutrir com verdades, nos reconhecemos como unidade, onde despertam a confiança, a alegria, a esperança.

Não buscamos um equilíbrio estático, a exemplo de uma bolha que nos isola do mundo preservando-nos de elementos que não sejam os conhecidos e que nos dão uma falsa sensação de segurança.

Ao contrário, buscamos nos organizar para que estejamos aptos a lidar com experiências que nos desafiam e consequentemente nos enriqueçam fortaleçam, num equilíbrio dinâmico, uma verdadeira dança da Vida!

Mudrás - Para Cura e Transformação - Joseph Le Page e Lilian Aboim http://www.antroposofy.com.br/forum/pandemia-por-coronavirus-aspectos-e-perspectivas/


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});