top of page

Alcaçuz

Glycyrrhiza glabra


Região nativa: Europa e Ásia, embora cada região do planeta apresenta sua variedade de Alcaçuz.

Tipo: Arbusto perene

Altura: 1 a 2 metros

Uso: Culinário, cosmético e terapêutico

ALCAÇUZ

O alcaçuz, Glycyrrhiza glabra L., pertence à família Leguminosae, que se caracteriza por plantas cujo fruto é do tipo legume. A parte mais utilizada do alcaçuz é a raiz. O nome de gênero, Glycyrrhiza, é derivado do grego “raiz doce”. Glabra significa “liso”, em referência as vagens das sementes, que são lisas. A raiz do alcaçuz também é amplamente usada na medicina tradicional chinesa onde se lhe conhece como “gan zao”.

HISTÓRIA

O Alcaçuz é uma planta nativa do Sudoeste da Ásia, onde também existe a planta Glycyrrhiza uralensis, que é uma espécie correlata, muito usada como erva medicinal na China. Além da China, ocorre na Mongólia, União Soviética e Irã Cresce naturalmente em lugares planos e secos de países como a China, bem como em solo arenoso das bacias dos rios.

As propriedades medicinais do alcaçuz são conhecidas há mais de 3000 anos, sendo citado em papiros egípcios, escritos assírios e chineses. Os egípcios cultivavam a planta devido às virtudes terapêuticas e suas raízes foram encontradas em tumbas, junto com os tesouros do rei Tuts. Foi citado por Teofrasto no ano 310 aC e Hipócrates a indicava para tratar tosse, asma e outras doenças respiratórias, a chamando de raiz doce (Glukos riza), advindo daí, como citado, sua denominação Glicyrrhiza. Foi também utilizado por Dioscórides e pelos romanos. Durante os séculosXIV e XV se espalhou pelo mundo. No século XVII foi amplamente utilizado em casos de tuberculose e infecções urinarias pelo herbalista inglês Nicolas Culpeper.

Era muito utilizada antigamente na China na Menopausa e TPM, Egito e Índia como um pó medicinal na cura do espírito.

É uma das plantas medicinais mais prescritas, hoje, na China. Na Alemanha, O Alcaçuz chegou a ser um presente muito popular, mais mesmo que o chocolate, e tinha a reputação de despertar as mulheres sexualmente.

Há uma planta brasileira da mesma família Leguminosae, a Periandra dulcis M. Também chamada de Alcaçuz ou Urucuhcê que tem as mesmas propriedades da Glycyrrhiza glabra, tendo o princípio amargo e acre das raízes mais pronunciadas e o mesmo sabor doce.

USO

O gênero Glycyrrhiza inclui cerca de 20 espécies nativas da Europa, Ásia e América do Sul, bem como Austrália. 

O alcaçuz é muito lembrado relacionando-o com algo extremamente doce. De fato, as raízes da planta são mais doces do que o açúcar comum e concentram os seus compostos ativos que são muito utilizados para dar sabor na indústria de alimentos a inúmeros doces que são apresentados sob a forma de pauzinhos, pastilhas ou balas de goma, com aromas de anis, violeta ou mel. Mas além de seu uso culinário o Alcaçuz tem um amplo uso benéfico a nossa saúde.

Ele é uma ótima fonte de vitaminas como a vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico) e vitamina E (tocoferol). Também é rica em minerais como o fósforo, o ferro, o magnésio, o zinco, o cálcio, a colina, o potássio, o silício e o selênio. A raiz de alcaçuz possui saponósitos triterpenóides (glicirrizina) que atua no sistema respiratório diminuindo o efeito da tosse e tem ação expectorante, possuem ainda flavonóides que se destacam pelas ações antioxidante e anti-inflamatória sendo indicada no combate a dor de garganta. A planta também protege o fígado e por isso é boa para quem tem hepatite. O estômago também é beneficiado pelo consumo do alimento. 

O ácido glicirrízico encontrado no alcaçuz selvagem é bastante eficaz no controle da proliferação de bactérias, sendo capaz de inibir diversas espécies do microrganismo auxiliando nosso sistema imunológico.

Também há benefícios do alcaçuz para a saúde e beleza. Ela trata condições de pele como eczema, psoríase e pé-de-atleta. Estudos também mostram que o uso tópico de extrato de alcaçuz na pele pode ajudar a reduzir o inchaço e a coceira na região.

Também é possível observar um efeito clareador da pele e seus efeitos antioxidantes protegem a pele de danos causados pela radiação ultravioleta do sol e pelo estresse oxidativo.

A planta também promove cabelos mais bonitos e saudáveis devido à redução da oleosidade e à eliminação de caspas.

Usado na medicina é obtido da raiz de aproximadamente quatorze espécies.

REZA A LENDA

 O Alcaçuz foi encontrado enterrado junto com os tesouros do faraó egípcio Tutankhamon (Rei Tut). O Alcaçuz já foi chamado de “cítica”, vez que os guerreiros Citas supostamente se mantinham até por mais de uma semana apenas com a erva, sem qualquer outro tipo de comida ou bebida.

CARACTERÍSTICAS

Nome popular: licorice, alcaçuz, liquorice, regaliz

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Fabales como as Acacias

Familia: Fabaceae como a Crotolaria

Genero: Glycyrrhiza

Desenvolvimento:SUA COLHEITA SE DÁ DE DOIS A TRÊS ANOS APÓS O PLANTIO

Porte: ate 2 metros.

Arbusto perene de 1 a 2m de altura, com uma raiz principal forte que pode chegar até 25cm de comprimento, que se subdivide em até 5 raízes subsidiárias, de até 1,25m e vários rizomas de gosto adocicado, seu sabor doce é proveniente das saponinas que possuem essas característica organoléptica.

Há vários estolhos laterais lenhosos que podem crescer até 8m e há brotação todo ano.

Folhas compostas, imparipenadas, de 4 a 7 pares de folíolos oblongos ou elípticos, obtusos.

Flores de  róseo arroxeadas, em cachos axilares de 10 da 15cm de comprimento.

Cálice curto, bem formado e glandular e a borda do cálice é maior que o tubo com pétalas estreitas e não fundidas na borda.

O fruto é uma vagem alongada, contendo de 3 à 5 sementes marrons reniformes.

REFERÊNCIAS:


florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/LICORICE.pdf

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});