top of page

Água lava água leva


A água está em todo lugar! Cerca de 60% do corpo humano, 70% do planeta Terra, ela está nas frutas, no cafezinho da manhã e no pão também. Considerada o solvente universal, é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas. Ela é essencial na culinária, na construção, nas artes, em tudo!

Elemento poderoso, todos fomos testemunhas de sua força nas chuvas do último verão. Não é à toa que o velho ditado já dizia “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

Imprescindível na higiene pessoal, mais que nunca todos hoje sabemos da importância de se lavar bem as mãos. Graças a esse simples gesto milhares de vida são salvas todos os dias! Também na higiene residencial e do ambiente como um todo, pois as chuvas lavam as ruas, os prédios e telhados, assim como carregam as folhas e galhos soltos ou velhos, remexendo a matéria orgânica das matas.


Sem ela nenhuma forma conhecida de vida existiria ou sobreviveria. Em nosso organismo, ela é essencial para as reações químicas, deixando o ambiente propício ou servindo como solvente.

Ela auxilia nos processos metabólicos, ajudando na digestão e absorção dos alimentos, facilita a quebra dos nutrientes e, posteriormente seu transporte pelo sangue através do plasma.Ela também é responsável pela nossa “faxina” interna eliminando toxinas, resíduos e substâncias em excesso através da urina, que é composta em 95% de água. Geralmente a cor da urina revela se estamos tomando quantidade suficiente, o que varia de pessoa para pessoa, assim como com a faixa etária, estado emocional, hábitos (como o tabagismo) etc.

Outra função muito importante da água em nossos corpos é a proteção de algumas estruturas, como o líquido presente nas articulações que evita o atrito e desgaste dos ossos e o liquor encontrado entre as meninges que previne impactos que podem desencadear graves danos ao sistema nervoso. As lágrimas são importantes para evitar o ressecamento das córneas e limpar os olhos.


Na gravidez o líquido amniótico protege o embrião e na amamentação a hidratação é essencial, mais de 80% do leite humano é água!


Assim, como sinônimo de vida, devemos cuidar das águas no nosso organismo físico e no nosso organismo Terra, com o carinho e a gratidão que ela merece!!

Afinal “Água lava, água leva!” Quem nunca se deliciou com um banho de chuva e sentiu a alma lavada??










bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});