top of page

Plantas Companheiras


Nas últimas publicações falamos sobre adubos e depois defensivos para suas plantinhas. Uma maneira linda e eficiente de fazer as duas coisas, cuidar e defender a terra através do plantio de plantas companheiras ou plantio em consórcio.


Consideramos como plantas companheiras, espécies que se ajudam mutuamente e podem ser plantadas bem próximas umas das outras se fortalecendo. Elas possuem interações bioquímicas favoráveis ao crescimento da planta amiga. Além disso elas equilibram a terra, usando nutrientes diferentes. O nome desta troca de substâncias químicas entre dois organismos no meio ambiente é chamado de Alelopatia. Vale lembrar que este termo se refere tanto às trocas favoráveis, quanto às desfavoráveis.


Um trio muito usual que usa este recurso é o milho, a mandioca e o feijão. Na sabedoria popular, o homem do campo planta estas três espécies juntas há muito tempo.

O salsão auxilia na defesa da couve, espantando as pragas comuns a esta verdura. O tomilho quando plantado com o repolho afasta a mosca branca, além de outros tipos de invasores. A cenoura e o rabanete tornam as folhas do alface mais macias. Assim muitas hortaliças podem ser plantadas junto com ervas ou com outras espécies se ajudando e cuidando uma da outra, como verdadeiras companheiras!.


Abaixo trazemos mais alguns exemplos:

  • A batata inglesa ou a cenoura podem ser plantadas entre os pés de ervilhas.

  • A beterraba junto com repolho e brócolis.

  • A cebola junto com o alface, o repolho, a beterraba ou a cenoura.

  • O pepino junto com o rabanete.

  • Tomates e cebolas ou cenoura.

  • A cebolinha com a rúcula.

Estas são apenas algumas das combinações possíveis. Em uma busca rápida pela internet encontramos várias combinações inclusive em cartazes ricamente ilustrados. Vale a pena conferir e buscar de acordo com o que já tem em casa, otimizando o espaço e variando os cultivos!




https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/plantas-companheiras-saiba-quais-vegetais-podem-ser-plantados-juntos/.


Posts recentes

Ver tudo

MAGNA DIY

Em algum momento da vida, você deve ter escutado algo sobre o termo DIY. Da sigla DIY, “do it yourself”, ou ainda, “faça você mesmo”, pode ser considerada uma filosofia de vida, onde a pessoa deseja s

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});