top of page

PITTA

Pitta – Jala (água) + Agni (fogo)


O dosha Pitta é composto pelos elementos fogo e água, representa as enzimas metabólicas, imunidade e Agni (fogo transformador). Sua raíz em sânscrito é tap-santape, que significa aquecer e queimar. Pitta é aquele que digere e transforma: desde alimentos físicos até mentais e emocionais. Está associado aos processos da razão, paixão e raciocínio lógico. Precisamos de sua luz para boa concentração e foco na vida.


Gunas (qualidades): Pitta é um pouco oleoso, penetrante, quente (ushna), leve (laghu), odor desagradável (visrana), móvel mas não agitado (sara) e líquido (drava).


Estações – Pitta predomina em estações quentes e úmidas.


Pitta em excesso queima e destrói. Com sua tendência a entender o mundo através da razão, pode por muitas vezes cair na necessidade de controlar, o que pode levar a acessos de raiva e irritabilidade. Enxaquecas, queimações, excessos de calores, sensibilidade a luz, fome e sede excessiva e odores fortes podem estar vinculados a um Pitta desgovernado.


Pode se desequilibrar em mais dias quentes e de tensão, se cuide nesse período com bastante hidrataçõa, use óleos essenciais e alimentos doces e refrescantes, auto massagem para tirar as tensões, relaxar e muita natureza! Uma leve caminhada na mata ou um banho de cachoeira aliviam bastante o Pitta agravado, se não for possível esse privilégio hoje, uma água de coco, uma massagem com óleo refrescante seguida de ducha gelada e respirações para acalmar vão transformar o seu dia e daqueles que te cercam!





bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});