top of page

O que plantar no inverno

Quando chega o inverno costumamos pensar que, devido a queda de temperaturas e a baixa umidade, não é um período propício para o plantio. Mas, graças ao fato de estarmos em uma zona equatorial, onde as temperaturas não baixam tanto, podemos sim plantar, principalmente se for dentro de ambientes controlados como em vasos e canteiros.

Além da temperatura não baixar demais ainda temos um inverno ensolarado. O único cuidado que temos que estar atentos é para o caso de geadas que podem queimar nossas plantas.


As raízes se adaptam muito bem a esta época, como por exemplo as cenouras, rabanetes, nabos e beterrabas. Alguns cultivos que não gostam de água em abundância também podem ser plantados no inverno, é o caso da rúcula, da alface, do tomate e do morango.

Espécies oriundas da Europa gostam da época mais fria, como a alcachofra, os aspargos, a couve flor e brócolis. Assim como as hortaliças e legumes, também temos flores que podem ser plantadas no frio. É o caso do amor-perfeito, da gérbera, capuchinhas (que são comestíveis!) e gerânio.


Mesmo se adaptando bem, alguns cuidados são necessários, como não regar as plantas no fim do dia, para evitar que a água na terra fique muito gelada. Todas as plantas precisam de luminosidade, por isso é importante que recebam luz direta do sol em algum momento do dia. Como a umidade diminui muito no inverno, a rega deve ser mais frequente e abundante, mas evite que a água caia nas folhas. Com o frio a circulação de seiva diminui, tornando o inverno a época ideal para podar árvores. Na internet é fácil encontrar tutoriais sobre a forma correta de podar as árvores. Esse processo é muito importante para a saúde da planta e também ajuda na frutificação. Também é um bom momento para transplantar mudas que precisam mudar de lugar.


A adubação tanto para o plantio quanto de manutenção também é necessária. Mesmo as plantas que entram em estado de semi dormência neste período, como as samambaias, avencas e caquizeiros continuam consumindo nutrientes.

Com esses cuidados podemos ter um inverno mais florido e gostoso!


Agora… mãos à terra!!





Posts recentes

Ver tudo

MAGNA DIY

Em algum momento da vida, você deve ter escutado algo sobre o termo DIY. Da sigla DIY, “do it yourself”, ou ainda, “faça você mesmo”, pode ser considerada uma filosofia de vida, onde a pessoa deseja s

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});