Solstício de Inverno


Solstício Invernal

O Sol contempla

No cerne da noite.

Com pedras engendra

No chão da morte.

E no declínio da vida,

Na noite letal

A criação se reanima,

Faz-se aurora jovial.

Que as alturas revelem

O eterno verbo divino;

As profundezas conservem

O sereno domínio.

Nas trevas vivendo

Recria um Sol real.

Na matéria tecendo

Conhece o deleite espiritual.



STEINER, Rudolf.(Fonte: GA 40, p. 75, do GA 96, palestra de 17/12/1906. Trad. livre: CB. Col. LJ.)


A palavra inverno deriva de hibernum, que em latim significa neutro, tempo frio.

É a mais fria das estações, ocorre no hemisfério sul de 20 de junho a 22 de setembro e é chamado de inverno austral. No hemisfério norte começa em 21 de dezembro e vai até 21 de março e é chamado de inverno boreal. Ele começa no solstício de inverno, dia que marca o início das noites mais longas que os dias e se estende até o equinócio da primavera.


Nesta estação as plantas se recolhem, perdem as folhas para guardar energia, alguns animais hibernam pelo mesmo motivo. Por isso é vista como uma época de se recolher, de entrar para dentro de si, sendo tida, por alguns estudos, como a Época do Pensar.


No Brasil, por sua proximidade com a Linha do Equador, a temperatura cai, mas raramente chega a ficar negativa. Enquanto nas áreas mais próximas dos polos as temperaturas costumam ficar abaixo de 0°C,


Em grande do país o inverno é uma estação seca, com baixa umidade no ar e chuvas escassas. O céu costuma ficar limpo e apesar das temperaturas baixarem, o sol costuma brilhar durante o dia. Este quadro de tempo seco aliado a oscilação da temperatura (dias mais quentes e noites mais frias) favorece o aumento de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. Daí a importância de cuidar da hidratação. Quando ampliamos essas características para o ambiente, da mesma forma, é o período de maior risco de queimadas, o que requer um aumento de cuidado com fogueiras ou quaisquer elementos que possam colocar em risco os campos e os animais.


É uma estação que convoca o fogo, a necessidade de se aquecer e de iluminar a escuridão invernal. É a época das festas juninas, com comidas e bebidas quentes e brincadeiras em volta da fogueira. Para a Antroposofia, a festa de São João, o fogo do espírito penetra na vontade humana com o objetivo de ter a coragem criativa necessária para se tomar o caminho de uma futura ressurreição e ascensão.



O inverno traz uma imagem de morte, ou falta de vida, com sua vasta solidão. Mas mesmo parecendo que tudo está seco e sem vida, na verdade está apenas numa quietude necessária onde a vida está aguardando, e se guardando latente para o momento de vir à tona com forças renovadas explodindo em vitalidade na primavera!

http://www.festascristas.com.br/sao-joao-batista/sao-joao-batista-textos-diversos/576-o-inverno

http://www.sab.org.br/portal/antroposofia/sobre-rudolf-steiner/aforismos-versos-textos/57-espiritualidade



{ Dúvidas sobre nossos produtos ou sobre seus pedidos? Adicione a gente no Whatsapp (31) 997 950 441 }

Homeopatia Magna Mater
Produtos Naturais Ltda.

 

CNPJ 65.186.793/0001-20

Farmacêutica Responsável: 
Vitória Schembri CRF 067723-FHB

Autorização MS: 0.17804.01

Alvará Vigilância Sanitária: 019483

  • Black Facebook Icon

Rua Montes Claros, 509 
Belo Horizonte, MG
CEP 30310 370

(31) 3287 9288 WhatsApp (31) 99795 0441

atendimento@magnamater.com.br