Frevo


Hoje é o Dia Nacional do Frevo e completando, por enquanto, esta sequência de textos do nosso folclore, aproveitamos o dia para fazer uma merecida homenagem a esta dança típica de Pernambuco.


O Frevo teve seu início entre o final do século XIX e o XX, primeiramente era um ritmo de carnaval, influenciado pelo maxixe, polcas, dobrados e marchinhas de carnaval. A partir dos ritmos mais rápidos começou a se definir o frevo. Nesta época era comum que capoeiristas abrissem caminho para as bandas passarem pelas ruas. E assim, movimentos da capoeira foram incorporados e se misturaram a outros passos de danças.


O Frevo original não possui letras em suas músicas e possui uma dança complexa composta por mais de 100 passos diferentes. Para se dançar o frevo é necessário muito fôlego e boas articulações! O ritmo é rápido e possui uma mistura de dança e malabarismo, onde os dançarinos usam uma pequena sombrinha colorida que trocam de mão e jogam para cima em um espetáculo lindo de se ver!


Dizem que o nome do frevo veio da palavra “frever”, do chão quente do Recife que “frevia” e fazia todo mundo pular!


O frevo está diretamente ligado à história do Recife, principalmente na formação das classes populares e dos trabalhadores urbanos de Recife e Olinda.


É uma dança tão importante que teve reconhecimento como patrimônio cultural (Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecido pelo Iphan em 2007; e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco em 2012).

Em Pernambuco se comemora o dia Estadual do frevo no dia 09 de fevereiro, e é celebrado, claro, com muita música e dança!


O Frevo é apenas uma das muitas danças folclóricas que temos no Brasil, todas elas são lindas e muito importantes! O intuito deste e dos outros textos sobre o folclore era foi plantar a sementinha da curiosidade. Esperamos que germine as sementes e cresçam abundantes frutos nesta vasta terra fértil do folclore brasileiro!


Leia mais em:


https://www.napontadope.com/conheca-a-historia-do-frevo-sua-danca-e-vertentes/

https://www.todamateria.com.br/frevo/

https://www.infoescola.com/danca/frevo/#:~:text=O%20Frevo%20surgiu%20em%20Pernambuco,s%C3%B3%20tocado%20por%20uma%20banda.


© Copyright