Fases e Lua


“A Lua enluarada ilumina o pé da estrada” ..


A Lua… Satélite natural da Terra que tanto inspira os poetas quanto os sonhadores!

Existem muitas teorias sobre como surgiu a Lua, a mais aceita diz sobre um grande impacto que a Terra sofreu onde um pedaço que se soltou virou a Lua. Pesquisas feitas pela Nasa também abrem a hipótese dela ter sido formada da mesma forma e pelos mesmos materiais que a Terra. Mas o certo é que ela está sempre lá no céu, nos acompanhando, mesmo quando não podemos vê-la!


Desde crianças sentimos uma atração pela Lua, como um lugar de fantasia que está perto e mesmo assim inalcançável! Onde moram um dragão e um cavaleiro que travam uma luta eterna.


Durante anos grandes potências mundiais travaram um corrida por qual seria o primeiro país a pisar na Lua, ela era vista como o grande prêmio a ser alcançado através da conquista da tecnologia necessária para voar no espaço. Em 1969 o EUA transmitiram para as televisões de todo o mundo como um grande espetáculo, a primeira alunissagem (como é chamado o pouso na Lua). As imagens mostravam o astronauta Neil Armstrong dando os primeiros passos sobre a superfície lunar. Até hoje esta viagem é alvo de muitas discussões e polêmicas aumentando ainda mais o fascínio e o mistério que envolve nosso satélite.

A lua está a cerca de 384.400 quilômetros de distância da Terra, esta distância muda muito rapidamente, cerca de 75 metros por segundo ou mais de 1000 km em 6 horas, um dos principais motivos para isso acontecer é o fato de sua órbita não ser circular.


O modo com a vemos no céu muda a cada ciclo de 7 ou 8 dias, são as fases da Lua. Isso acontece em decorrência da sua posição em relação ao Sol e ao nosso planeta. São quatro fases: nova, quando não a vemos no céu; crescente quando ela parece um sorriso na noite e, como o próprio nome diz, vai crescendo; Cheia, quando está em seu ápice, redonda e brilhante e minguante quando começa a diminuir até sumir voltando a ficar na fase de nova.

Existe entre a Lua e a Terra uma força gravitacional que a mantém em órbita, esta força influencia também a gravidade da Terra. A força age de formas diferentes de acordo com sua fase, alterando as marés e influenciando o crescimento das plantas. Há quem diga que ela interfere no crescimento dos cabelos e até no momento do parto.

Muitas datas comemorativas são determinadas a partir da fase da Lua, como a Páscoa, por exemplo, que é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera.


A Lua era uma ferramenta importante para nossos antepassados marcarem a passagem do tempo, e por muito tempo foi usado o calendário lunar. Cada fase é um ciclo com características diversas e ao fim de 4 fases tudo começa novamente em um ciclo regular.

Temos muito a aprender observando suas fases e internalizando seus ciclos. Entender o porquê de se plantar na Lua nova e colher na cheia. Como a maré alta fica ainda mais alta na lua cheia enquanto na nova quase não se nota diferença, tudo são ciclos!


O que dizer ainda de seu mais ilustre habitante? Que em sua presença misteriosa nos ensina em silêncio, com sua espada de Luz, que devemos dominar e não matar o dragão. Ótima inspiração para olharmos para nossas luzes e nossas sombras, com coragem e humildade!


Já dizia Cecilia Meireles em seu poema Lua Adversa:

Tenho fases, como a lua.

Fases de andar escondida,

fases de vir para a rua…”

E como é você com a Lua e a Lua com você? Já brincou, cantou, dormiu, chorou, nadou, dançou, com ela?




REFERÊNCIAS

https://socientifica.com.br/qual-a-distancia-entre-a-terra-e-a-lua/

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/mitos-verdades-sobre-chegada-homem-na-lua.htm

https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2019/02/04/lua-nasceu-de-materiais-da-terra-sugere-novo-estudo-da-nasa.htm

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2014/11/cultivo-biodinamico.html


{ Dúvidas sobre nossos produtos ou sobre seus pedidos? Adicione a gente no Whatsapp (31) 997 950 441 }

Homeopatia Magna Mater
Produtos Naturais Ltda.

 

CNPJ 65.186.793/0001-20

Farmacêutica Responsável: 
Vitória Schembri CRF 067723-FHB

Autorização MS: 0.17804.01

Alvará Vigilância Sanitária: 019483

  • Black Facebook Icon

Rua Montes Claros, 509 
Belo Horizonte, MG
CEP 30310 370

(31) 3287 9288 WhatsApp (31) 99795 0441

atendimento@magnamater.com.br