top of page

DIY Manteigas e Óleos




Os óleos e manteigas são substâncias gordurosas compostas principalmente por lipídeos, ácidos graxos saturados, insaturados e essenciais. Os lipídios são compostos orgânicos e estão distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas das células animais ou vegetais e nas células de gordura. Os ácidos graxos essenciais mais encontrados são os ácidos linoléico, araquidônico e linolênico.


Os óleos são líquidos viscosos enquanto as manteigas são mais densas e geralmente são pastosas em temperatura ambiente. Podem ter origens variadas: vegetal, animal ou mineral.


Os óleos e manteigas vegetais são extraídos de flores, frutos e, principalmente, das sementes. Os óleos de origem animal são retirados da gordura de animais como baleia e porcos ou de subprodutos como o leite, e os de origem mineral vem do petróleo.


Os óleo e manteigas de origem animal são mais utilizados na alimentação e com o crescimento do veganismo são cada vez são menos utilizados para fins cosméticos. Os produtos minerais como a vaselina, por exemplo, apesar de bastante populares, não são ecológicos, possuem certa toxicidade e podem causar alergias. Para o uso em cosméticos o mais indicado é o uso de óleos e manteigas de origem vegetal.


Os vegetais possuem propriedades terapêuticas especificas e seus óleos carregam estas propriedades sendo utilizados para diversas finalidades. Promovem emoliência evitando o ressecamento da pele e criam uma camada protetora que previne lesões, protege contra a radiação e evita a perda hídrica da derme.


A maioria dos óleos e manteigas vegetais podem ser utilizados diretamente na pele para massagem e hidratação, possuem baixo ou nenhum grau de toxicidade e baixa possibilidade de causar alergias.



bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});