top of page

Como incorporar ceras e manteigas em veículos


Como incorporar ceras e manteigas em veículos


As manteigas vegetais são substâncias gordurosas que se apresentam na forma pastosa ou sólida. Geralmente seu ponto de fusão é baixo, por volta de 40°C e amolecem facilmente. Sua incorporação depende do veículo . Qualquer que seja o procedimento é importante observar o cuidado de NÃO PASSAR DOS 40ºC

  • Cremes, pomadas ou loções devem ser discretamente aquecidas juntamente com a manteiga.Retirar do aquecimento, agitar bem até ficar homogêneo, se houver partículas da manteiga que não incorporaram completamente, pode voltar ao aquecimento.

  • Gel ou outros veículos aquosos tendem a turvar e ficar opacos quando acrescentado manteigas. Deve-se confirmar se o polímero usado para a gelificação pode ser aquecido, se puder, proceder como no caso dos cremes, caso não seja indicado, aquecer a manteiga até que fique totalmente líquida e incorpora-la, sob intensa agitação em uma pequena quantidade de gel

  • Shampoos - não é indicado a incorporação de manteigas, a não ser que seja hidrogenada ou hidrossolúvel.

  • Algumas manteigas, como a de cacau, apesar de ter o ponto de fusão baixo, demoram um pouco mais para se liquefazer e voltam a endurecer muito rápido. Neste caso o ideal é aquecer simultaneamente, o veículo e a manteiga em recipientes diferentes, vertendo a segunda sobre o primeiro, sob intensa agitação. Caso fiquem pequenos grumos da manteiga volte a aquecer a mistura, pode ser necessário tirar e voltar ao aquecimento algumas vezes até que fique homogêneo.


As ceras geralmente estão na forma sólida e apresentam ponto de fusão mais alto, entre 60°C e 70°C, e endurecem novamente muito rapidamente. Por isso é necessário certos cuidados para sua incorporação.

  • Em cremes, pomadas e loções é necessário aquecer em recipientes diferentes a cera e a emulsão, mantendo a emulsão em temperatura máxima de 40°C e a cera até atingir seu ponto de fusão e liquefazer. A incorporação deve ser sob intensa agitação e manter a temperatura de 40°C até que fique homogêneo.

  • As ceras não são solúveis em veículos aquosos como géis e shampoos.

  • Uma opção para incorporação de ceras são as próprias manteigas, basta proceder da mesma forma que na incorporação em cremes. Com isso é se obtém uma pomada que terá maior ou menor grau de consistência de acordo com a proporção de ceras e manteigas, quanto mais cera, mais dura será a pomada.


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});