top of page

Dicas para o Inverno


O inverno está em seu último mês, mas ainda pode ter momentos de frio intenso antes da primavera chegar!


A baixa temperatura tende a nos deixar mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de garganta e ouvido e também problemas de pele, principalmente nas regiões em que o frio chega acompanhando a estação de seca. Nas regiões tropicais, como no Brasil, o inverno não é tão rigoroso como no hemisfério norte, mas ainda assim requer alguns cuidados importantes:


- MANTENHA OS AMBIENTES AREJADOS – por causa do frio, muitas vezes temos a tendência de fechar as portas e janelas na expectativa de aquecer o ambiente, com isso a circulação do ar fica limitada favorecendo a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Sempre que possível deixe uma fresta aberta nas janelas, principalmente agora, em tempos de pandemia.


- MANTENHA-SE HIDRATADO – O calor nos estimula a beber mais água e durante a estação mais fria as vezes descuidamos da hidratação, o que se reflete em nossa pele que tende a ficar mais ressecada, assim como as mucosas da boca e do nariz. Beber bastante água é fundamental, mantendo a hidratação de dentro para fora. O uso de soro fisiológico para limpeza das narinas e dos olhos também pode ajudar muito. Um cuidado mais específico, que ajuda muito, é o uso da Lota, um higienizador nasal, espécie de pequeno bule , onde colocamos soro fisiológico, de preferência morno, e usamos o bico para verter o líquido nas narinas. É interessante que não seja feito antes de se deitar, o que poderia provocar um retorno do líquido para os seios nasais.


- FAÇA USO DE HIDRATANTES E ÓLEOS VEGETAIS – Como já citado, o inverno costuma deixar nossa pele mais seca. O uso de um bom creme ou óleo pode ajudar muito na hidratação e emoliência, melhorando a aparência ressecada e trazendo tônus. Dê preferência a óleos vegetais e loções hidratantes com ativos naturais, evitando o excesso de produtos químicos e petrolatos que podem causar alergias e irritações.


- CUIDADO COM AS MUDANÇAS BRUSCAS DE TEMPERATURA – Atenção às mudanças de temperatura, ao sair de um local aquecido proteja suas vias áreas com um paninho ou com as próprias mãos evitando o choque térmico, isto protegerá seu sistema respiratório evitando infecções e viroses. Atualmente, o uso da máscara já cumpre bem esta função. Cuidado também com as extremidades, muitas vezes nos aquecemos, mas esquecemos das mãos e, principalmente, dos pés. Mantenha-os aquecidos com meias e luvas e tenha cuidado redobrado ao levantar a noite e de manhã, quando saímos com o corpo quente de baixo das cobertas para não pisar no chão frio.


- ALIMENTE-SE BEM - No frio nossa fome aumenta e acabamos dando preferência a comidas mais gordurosas e quentes, deixando de lado alimentos frescos como frutas e verduras. A falta destes alimentos é prejudicial para nossa saúde, refletindo também em nossa pele, cabelo e no funcionamento dos intestinos. Invista em cereais, sopas e legumes e tente incluir frutas e vegetais crus pelo menos em uma das refeições. Uma boa opção são as castanhas e frutas secas.


Posts recentes

Ver tudo

MAGNA DIY

Em algum momento da vida, você deve ter escutado algo sobre o termo DIY. Da sigla DIY, “do it yourself”, ou ainda, “faça você mesmo”, pode ser considerada uma filosofia de vida, onde a pessoa deseja s

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});