Dia mundual dos Gatos!


Quem tem um gato não precisa de esculturas (Jorge Luis Borges)





Hoje é o dia mundial dos gatos! Estes animaizinhos, que despertam sentimentos diversos e lindos e nobres, tanto nos encantam!😺


Desde muito tempo atrás os seres humanos estabeleceram relações próximas com os animais. Estima-se que esta relação se deu com os gatos por volta de 10.000 anos atrás, quando estes passaram a ser criados de forma doméstica para proteger os grãos estocados de roedores. Nesta época, os babilônicos acreditavam que os gatos haviam surgido do espirro dos leões.


Os egípcios criaram uma relação ainda mais próxima, suas crenças possuíam uma deusa da fertilidade, chamada de Bastit, que possuía a cabeça de gata, dando aos bichanos uma posição de divindade. Várias representações em pinturas mostram os gatos andando livremente pelos corredores dos palácios.


Mas nem tudo foram flores na história destes felinos. A partir da idade média os gatos passaram a ser relacionados com feitiçaria e como animal das bruxas, sendo perseguidos em muitas partes do mundo. No século XIII o papa determinou a demonização dos gatos e pediu o extermínio total dos bichos, o que trouxe graves consequências, pois com a diminuição dos felinos houve um grande aumento de ratos que contribuíram com a disseminação da peste negra.


Hoje os gatos são uns dos animais de estimação mais populares e no Brasil o número de gateiros vem aumentando exponencialmente.


Por muito tempo se acreditou que os gatos não eram bons animais, que não se apegavam aos donos e que eram interesseiros, o que inspira piadinhas:

- O cachorro olha para o seu dono e suspira: “Ele me dá água, comida, carinho… Ele é um Deus!! O gato olha para o seu dono e suspira: “Ele me dá água, comida, carinho… EU sou um Deus!!😸


Embora divertida e com uma pitada de verdade, essa referência tem caído por terra e cada vez mais pessoas aderem aos bichanos como animais de profunda estima(ção).


Os gatos são bichinhos fáceis de cuidar, são independentes e precisam de menos cuidados que um cão. Se adaptam bem em pequenos espaços e são bem higiênicos.


Mas ter um gatinho vai bem além disso tudo, eles são animais divertidos, que possuem uma elasticidade incrível e costumam ficar em poses e lugares curiosos! São temperamentais e teimosos, gostam de fazer o que querem e tem personalidade únicas e fortes! São excelentes companhias, sendo fiéis e carinhosos com os membros da casa com quem criam laços. Feliz de quem já experimentou a fidelidade felina!🦁


Com o aumento da popularidade dos felinos, a diversidade de raças também aumentou. Se antes a maioria dos gatos domésticos era genérica, hoje existem muitas raças criadas com características e tamanhos para todos os gostos. Há gatos peludos, pelados, coloridos, grandes e pequenos!


Eu mesma, cachorreira convicta há anos, acabei me rendendo aos encantos felinos e hoje possuo dois lindos gatos brancos!


E você, tem um gatinho? Conte para nós!


© Copyright