top of page

Dia do Biscoito

Hoje é o dia do biscoito!

Comidinha popular, variada e muito gostosa! Etimologicamente a palavra biscoito deriva de “bis” e “coctus” que significa cozido duas vezes.


Há muito tempo atrás, o homem, percebendo a dificuldade de triturar os grãos com os dentes, passou a moê-los entre duas pedras e a misturar água para facilitar o processo, com isso obtinham uma massa molhada que colocavam para secar na beira do fogo.

Esta “receita” se difundiu entre os egípcios, que misturaram mel tornando doce. Estes primeiros biscoitos eram usados para presentear amigos e aliados.


Os gregos aprenderam com os egípcios e mantinham este costume. Os biscoitos, geralmente, eram preparados por escravos considerados especiais que podiam ser comprados e até alugados para eventos especiais. Os romanos incrementaram as receitas e passaram a assar em fornos específicos. Mais tarde, os árabes criaram receitas utilizando especiarias e carregavam consigo grandes potes de barro cheios de biscoitos. Receitas foram se adaptando para variadas funções. Algumas massas produzidas eram recheadas com carne e levadas na bolsa por soldados na guerra.


De lá para cá muito se inventou! Biscoitos doces ou salgados, simples ou recheados, pequenos ou grandes, assados ou fritos, com os mais diferentes ingredientes: foram acrescentados nas receitas, chocolate, baunilha, gergelim… e açúcar, às vezes, muito açúcar! Com a industrialização o biscoito se tornou um alimento barato e popular, mas às vezes, não muito saudável, usando muito açúcar, sódio e gorduras.


No entanto, muitas receitas estão disponíveis na internet para se fazer em casa biscoitos deliciosos e saudáveis. E para torná-los ainda mais atraentes existem no mercado muitas forminhas de cortar em formatos decorativos e divertidos! E pode ser um momento agradável em família, fazer biscoitos juntos! Que tal experimentar?


No nosso Instagram hoje vamos compartilhar uma receita de cookies de banana!


E você sabe fazer algum biscoito delicioso? Mande para a gente sua receita!



Leia mais em:


Posts recentes

Ver tudo

MAGNA DIY

Em algum momento da vida, você deve ter escutado algo sobre o termo DIY. Da sigla DIY, “do it yourself”, ou ainda, “faça você mesmo”, pode ser considerada uma filosofia de vida, onde a pessoa deseja s

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});