top of page

Dia do Agricultor


A agricultura é uma prática antiga e que mudou todo o rumo da humanidade.


Acredita-se que teve o início a cerca de 12000 anos, no período neolítico em um lugar conhecido como Crescente Fertil as margens dos rios Tigre, Eufrates, Jordão e Nilo. Até aquele momento os homens primitivos eram nômades, se alimentando do que caçavam, pescavam e coletavam.

Aprender a plantar mudou todo o estilo de vida daqueles civilizações. Juntou pessoas em um mesmo espaço criando as primeiras vilas e mudou os hábitos alimentares. Era o início da agricultura. E estes homens e mulheres foram os primeiros agricultores.


Hoje, 28 de julho, é o dia do agricultor. Pessoa tão importante e que nem sempre é lembrada e valorizada como merece. E aqui, vamos designar como agricultor aquelas pessoas que plantam pequenas hortas e pomares, na agricultura familiar ou mesmo aquelas pessoas que tem ali no canto do quintal uma plantação de subsistência.


Vocês sabiam que a maior parte do que consumimos de verduras, legumes e frutas é produzido por pequenos produtores? Geralmente provindos da agricultura familiar que consiste em uma forma de cultivo da terra administrada por uma família e que tem como trabalhadores outros membros da mesma. São pequenas plantações onde são cultivados uma variedade grande de espécies, ao contrário das grandes plantações de monocultura. São a maior fonte de renda destas famílias e eles mesmos também consomem o que produzem.


No Brasil, a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda para 70% dos brasileiros no campo.Estima-se que, no mundo, 80% de toda comida consumida seja fornecida por este tipo de plantação. Por isso precisamos valorizar muito esses batalhadores, que muitas vezes têm que defender suas pequenas propriedades de madeireiras, garimpeiros e grandes indústrias.


Hoje, na maioria das cidades, é possível encontrar feiras de produtores onde podemos adquirir comidas frescas direto do agricultor, uma ótima oportunidade de agradecer pelo seu trabalho e valorizar suas lutas.



Leia mais em:


Posts recentes

Ver tudo

MAGNA DIY

Em algum momento da vida, você deve ter escutado algo sobre o termo DIY. Da sigla DIY, “do it yourself”, ou ainda, “faça você mesmo”, pode ser considerada uma filosofia de vida, onde a pessoa deseja s

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});