Dia da Bicicleta


É como andar de bicicleta… 🙌🚲


Hoje é o dia da bicicleta. Muito mais que um brinquedo ou um meio de transporte, é como um meio de vida! 💜

Assim como em outras invenções de mobilidades, muitos temeram que fosse o fim do flerte, pois não teria mais aquele passeio despretensioso, onde os olhares se cruzavam. No entanto, ao contrário do que temiam a bicicleta é agremiador, a partir do qual pessoas se encontram, criam amizades, amores, formam laços e até grandes grupos de ciclistas que se apoiam e se mantêm seguros. Assim, compartilham experiências criando assim uma forte comunidade que se une por esta pequena máquina de duas rodas. 🚲

🧐A bicicleta foi inventada há mais de 200 anos. O primeiro modelo conhecido foi inventado pelo barão alemão Karl von Drais em 1817. Ele a batizou de laufmaschine (máquina corredora), mas a imprensa a chamou de Draisine ou velocípede. O objetivo do barão era ter um transporte rápido mais barato e mais fácil de manter do que um cavalo. Mas o modelo criado por Karl não possuía pedais e se locomover nela era muito cansativo.

Muitos anos antes disso, Leonardo da Vinci já fazia desenhos de modelos de bicicleta, mas, ao que se sabe, nunca chegou a construir nenhum deles. 💜


Em 1839, um ferreiro escocês chamado Kirkpatrick MacMillan, construiu o primeiro modelo com pedais. Este modelo tinha um pouco mais de rapidez e estabilidade, se mostrando um pouco mais prático que o anterior, mas os pedais ainda eram diferentes do modelo atual.

Somente em 1855 Pierre Michaux, um ferreiro francês especialista em carruagens, criou o pedal tal qual conhecemos hoje. Mas a bicicleta ainda era bem diferente, possuía duas rodas traseira e uma dianteira e manteve o nome de velocípede.


H. J. Lawson, 40 anos depois, projetou a “bicyclette” primeiro modelo a possuir um sistema com corrente ligada às rodas e daí para a frente o meio de transporte alternativo só foi se diversificando e modernizando. 🙌


A história da bicicleta passa pelos mais diversos modelos e materiais, rodas grandes e pequenas, de madeira, de metal, com um, dois e até mais lugares…

Hoje existem bicicletas feitas dos mais modernos materiais como alumínio e aço carbono. As peças são feitas para dar segurança e estabilidade para os diferentes usos que uma bike pode ter. Elas podem ser urbanas, para trilhas, para longas viagens…

Muitas pessoas usam não só como meio de transporte urbano, mas como um meio de conhecer o mundo, cruzando cidades e até países sobre duas rodas.


Com os cuidados com o meio ambiente e o tempo de locomoção otimizado nas áreas congestionadas, muitos optaram pelas bicicletas e usam como transporte diário para o trabalho, escola ou passeio. A maioria das cidades grandes contam hoje com ciclovias que auxiliam na locomoção dos ciclistas pelas ruas movimentadas das cidades.

E então? Vamos pedalar?? 🙌💜


https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/19/deportes/1492597692_626497.html

https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/historia_bicicleta.htm


#bicicleta#bike#bicicletainfantil#ciclismo#ciclismourbano#semanadomeioambiente2021#semanadomeioambiente

© Copyright