top of page

cuidados com as crianças e bebes no verão

O verão é a estação preferida das crianças que adoram aproveitar e brincar ao ar livre. Além das férias escolares, que acontecem nesta época, neste período de pandemia, muitas pessoas estão passando temporadas no interior ou em sítios. Com as altas temperaturas, os programas mais escolhidos geralmente envolvem mar, piscinas e rios. As crianças adoram e costumam se divertir muito, mas alguns cuidados são essenciais para manter o bem estar dos bebês e das crianças. 🌞


Sobre o sol, a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que bebês de até 6 meses não usem protetores solares, é que, até essa idade, a criança possui a pele muito fina e sensível, com maior risco de desenvolver alergias e irritações cutâneas. Portanto, é indicado não expor o bebê diretamente ao sol. Use métodos de barreira, como as roupas com fator de proteção ultravioleta, guarda-sóis e tendas e evite os horários de maior incidência de raios solares, entre 10:00 e 16:00. Os bebês maiores de 6 meses e as crianças já podem e devem fazer uso dos filtros solares com fator de, no mínimo, 30. Existem no mercado alternativas mais suaves indicadas para bebês e crianças. Leve em consideração o tom da pele: quanto mais clara, maior deve ser o índice de proteção. Também dê preferência para aqueles que são considerados filtros físicos, que criam uma barreira protetora que reflete os raios e não os químicos, que são absorvidos pela pele. Os filtros físicos devem ser reaplicados sempre que se sai da água ou após suor excessivo. Use aqueles que protegem tanto dos raios UVB (que causam vermelhidão e atingem a camada superficial da pele) quanto UVA (que penetram na camada mais profunda), pois ambos são nocivos. Lembre-se de que, mesmo se o seu filho estiver na sombra ele precisa de proteção já que recebe radiação do sol. No entanto uma exposição diária de 20 minutos de sol no horário de 11:00 as 15:00 auxilia na reposição de vitamina D, extremamente importante para a imunidade das crianças.


Um cuidado especial para os bebês é molhar constantemente a cabeça (ou o chapéu ou boné) de forma a manter a cabeça sempre fresca. Nós bebês isso é ainda mais importante para evitar um aquecimento excessivo na região da moleira.


Na hora de brincar, o bebê deve ficar embaixo do guarda-sol ou em áreas sombreadas, de preferência sobre um pano ou esteira. No caso de praias evite deixar a criança em contato direto com a areia e dê preferência para ficar mais próximo da parte úmida. Isso porque, na porção seca, há mais concentração de fezes de animais, que podem conter ovos e larvas causadoras de bichos geográficos. Após a brincadeira, o excesso de areia deve ser retirado para evitar problemas na pele, dando especial atenção a área genital que pode ficar com grãos escondidos nas dobrinhas e causar assaduras e irritações.


No caso de piscinas é bom sempre estar atento à limpeza da mesma, observe se não há acúmulo de lodo e sujeira nas bordas e no fundo. O cloro pode causar alergia e é necessário fazer um teste de toque antes de expor o bebe ou a criança, e evitar o contato com os olhos. Oriente as crianças quanto a não correr próximo às piscinas e ficarem sempre atentas às bordas. Mesmo crianças que sabem nadar não devem nunca ficar sem supervisão quando for entrar na água. 🏊‍♀️


O excesso de calor e umidade podem trazer problemas de pele, as bolinhas vermelhas popularmente conhecidas por brotoejas são provocadas pelo entupimento dos poros por onde é eliminado o suor e o problema é mais frequente no verão por causa do calor. Elas costumam aparecer principalmente no rosto, no pescoço, no tórax e nas costas – e coçam muito! Para evitá-las opte por roupas frescas e de materiais naturais como o algodão, deixe os ambientes arejados e aumente a frequência dos banhos – que devem ser curtos, com água morna ou fria, para não ressecar a pele e use um hidratante leve após o banho. No caso dos bebês, sempre que possível, deixar sem fralda e fazer trocas com intervalos menores, evitando deixar a pele úmida. Roupas molhadas devem ser trocadas e deixar sem blusa, ou só de sunga ou biquíni, mesmo dentro de casa, é uma boa para deixar a pele respirar livremente.


Nesta época há um aumento no número de insetos, principalmente mosquitos e pernilongos, crianças maiores de 6 meses podem usar repelentes, existem produtos próprios para crianças, alguns até com ativos naturais. Bebês menores de 6 meses não devem usar repelentes químicos, a não ser com a indicação do pediatra, existem alguns repelentes naturais que podem ser usados e também repelentes de ambiente e cortinados.


Outro cuidado básico é com a hidratação e alimentação. Até os 6 meses, período de amamentação exclusiva, não é preciso dar nada além do leite materno. O que as mães devem fazer é oferecer mais vezes o peito, já que a água provém do leite e ela própria deve consumir mais líquidos. Acima dessa idade, ofereça líquidos constantemente, muitas vezes as crianças estão tão entretidas nas brincadeiras que não se lembram de pedir água. Aproveite o período quente para oferecer bebidas mais geladas e picolés de sucos de frutas que ajudam a refrescar (lembrando que sucos só são indicados para crianças maiores de 1 ano). Além de caprichar na hidratação ofereça refeições mais leves e dê preferência à alimentos frescos como legumes, verduras e frutas, utilize os alimentos mais hidratantes (pepino, tomate, salsão, abobrinha, alface, abóbora, cenoura, couve-flor, brócolis), e prefira as carnes brancas e magras como o peixe e o frango. No entanto tome cuidado com os frutos do mar que podem causar alergias e conheça a procedência pois são alimentos que se estragam com muita facilidade. Lembre-se que mesmo os adultos costumam ter o apetite diminuído no calor, é normal e não se deve forçar a criança a comer. 🥗🦐🍉🍎🍇


No mais, muita diversão, sombra e água fresca!!! 🤸‍♀️🌴




bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});