As ceras são formadas por uma mistura de vários compostos orgânicos, principalmente ésteres de ácidos graxos superiores.
Nos vegetais a função das ceras é recobrir as folhas para evitar a perda de umidade. Um exemplo bem conhecido de cera vegetal é a cera de carnaúba, extraída da palma (Copernicia prunifera).
Nos animais elas podem ter várias funções como proteger os pelos ou penas da água, como é o caso da lanolina presente na lã dos carneiros. A cera de abelha já tem uma função estrutural na colmeia na formação do favo, com uma relação de 1 kg de cera para cada 7 kg de mel!
Nos cosméticos as ceras são utilizadas como auxiliares na viscosidade e como emolientes. Além disso cada cera tem funções especificas de acordo com sua origem.
A cera de abelha tem alto poder hidratante é rica em vitamina A e possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. É muito utilizada em pomadas, produtos infantis e para peles delicadas.
A cera de carnaúba forma um filme sobre a pele e impede a perda de umidade mantendo a hidratação. Além disso é uma cera consistente que tem um ponto de fusão mais alto e, por isso, muito usada para dar consistência em produtos cosméticos.
Comentários