top of page

Cabelo Infantil


Será que o cabelo das crianças são diferentes dos cabelos dos adultos e necessitam de cuidados específicos?


A resposta é sim, com certeza! Quem nunca falou ou ouviu alguém contar sobre o fato de que, quando criança, o cabelo era de outra cor, ou era cacheado, ou liso e agora é o contrário? É muito comum que nosso cabelo mude com o passar do tempo e raramente mantemos o mesmo tipo de cabelo com que nascemos.


O cabelo de um recém nascido possui estrutura diferente, não possuindo a parte interna chamada de medula que vai se formando à medida que a criança cresce. Também é comum que o primeiro cabelo do bebê caia nos primeiros meses de vida, sendo substituídos por fios chamados terminais que costuma já ser mais próximos de como os fios serão na fase adulta. Isto ocorre até aproximadamente os dois anos de idade.


Outra característica comum nos bebês é que, assim como acontece com a cor dos olhos, a cor dos fios tendem a ser mais claros ao nascer já que o organismo ainda está começando a produzir os pigmentos.


Estes fatores em conjunto deixam os fios mais finos e sensíveis, por isso requerem cuidados específicos.


Os produtos usados devem ser próprios para o uso infantil, pois possuem fórmulas mais suaves e livres de substâncias alergênicas.


No caso de crianças até dois anos, não é necessário lavagens frequentes, já que costumam se sujar e suar menos. No entanto é bom observar cada caso, já que existem crianças que têm a característica de suar muito na cabeça ou são mais ativos e acabam colocando a mão de comida, terra, areia na cabeça. Por isso vale ressaltar que lavar os cabelos não é prejudicial, só se devem tomar alguns cuidados como deixar a água morninha, evitar o contato dos produtos com os olhos e boca, além de secar bem com uma toalha macia.

Nas crianças acima de dois anos, ainda são necessários cuidados, especialmente na escolha dos produtos evitando artigos de uso em adultos, que podem causar irritações e conter ativos que se acumulam nos fios deixando-os com aspecto pesado e sem brilho. Para estes maiorzinhos já podemos observar o tipo do cabelo e procurar produtos específicos para cachos, crespos, ou lisos, por exemplo.


Até atingir a puberdade, quando os fios atingem sua maturidade estrutural e de pigmento, é importante evitar de deixar os pequenos dormirem ou prenderem os cabelos molhados, pois este hábito pode traumatizar os bulbos e favorecer a quebra. O uso do secador também, deve ser evitado, mas se necessário seu uso esporádico, use na temperatura morna ou fria e mantenha uma distância de 30 centímetros do couro cabeludo.

O uso de químicas é totalmente desaconselhável, além do fato que a exposição a este tipo de produtos, podem causar irritações, alergias e até queimaduras. Também existe um fator emocional, pois as crianças nesta idade estão formando sua segurança e auto estima e por isso devem ser estimuladas a se aceitarem como são com consciência de suas belezas e livre de julgamentos preconceituosos e ditaduras estéticas.




bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});