top of page

VATA

Sua raiz sãnscrita Va-gati indica movimento e destruição.


Vata é a energia composta por Ar e Espaço, é o dosha mais sutil, representa as forças de movimento, circulação e comunicação do nosso corpo.


Vata está associado a força da criatividade, da conexão com o sutil e espiritualidade. É função de vata: movimentar os líquidos corporais, excreções, o ar. Representa todos os nadis e srotras - canais, vasos, ductos e espaços vazios. Promove a circulação do sangue e linfa, movimento e espaços das articulações, transmissão de impulsos nervosos, movimento dos pensamentos, coordenação motora e fala.


Gunas (qualidades): o dosha vata é seco, leve, áspero, sutil, frio, móvel e claro.

Estações.


Vata predomina na natureza durante o outono seco, mas cuidado com qualquer excesso, pode desequilibrá-lo.


Vata em desequilíbrio pode promover várias doenças que envolvem fraqueza, dor, desnutrição e degeneração. Caso sua pele esteja seca, seu corpo frio, sua mente aérea, ansiosa, com excesso de pensamentos e medos sem fundamentos, procure práticas de aterramento e silêncio - o excesso de estímulos é um perigo para momentos mais vata da vida. Para equilibrar o dosha vata em desarmonia precisamos de um pouco de calor, carinho e nutrição, as terapias mais indicadas para o dosha vata são terapias de Snehana (Oleação).

Comece seu dia com uma auto massagem usando óleo levemente aquecido, medite, escolha alimentos nutritivos e de fácil digestão, pratique meditações, e dê vazão a sua criatividade através da música e outras práticas artísticas, e principalmente, se aproxime da natureza diariamente: da forma que for possível para você hoje.





bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});