top of page

“São Longuinho, São Longuinho, se eu achar meu…. dou três pulinhos!”


Perdeu alguma coisa!???

Quem nunca apelou para São Longuinho, este santo em um momento de aperto? Hoje é dia dele! Talvez uns dos santos mais populares, as crianças sempre se divertem pedindo sua ajuda! Me lembro de uma ocasião, quando eu tinha uns 9 ou 10 anos que prometi a ele 200 pulinhos caso encontrasse meu pé de sapato perdido que queria usar no ano novo!


Mas qual será a história por trás deste santo?


Conta-se que Longinus, seu nome verdadeiro, era um soldado romano. Ele era ruim de um olho e também muito baixo. Foi designado a acompanhar o castigo, a crucificação e a morte de Cristo. Na hora da morte de Cristo ele foi responsável por perfurar seu corpo com uma lança, de onde jorrou sangue e água. A água que jorrou respingou em seu olho cego e lhe devolveu a visão, não apenas do olho físico, mas também de sua alma, que pode enxergar o verdadeiro filho de Deus. Após este evento, Longinus se tornou devoto e passou a propagar a palavra de Cristo, acabou sendo perseguido, preso e condenado à morte. No momento de sua condenação teve a chance de ser perdoado caso negasse a Cristo, mas se negou e acabou tendo a cabeça cortada.


Mas porque ele é chamado para encontrar coisas perdidas? Diz a história que, por ser muito baixo, ele conseguia ver o chão e embaixo das coisas e em festas sempre encontrava itens perdidos e devolvia a seus donos. Já sobre os três pulinhos a história é controversa, alguns dizem que ele era manco e outros que possuía apenas uma perna e por isso os pulinhos, já o fato de ser três é uma referência à Santíssima Trindade. Fato é que sempre contamos com a ajuda de São Longuinho para encontrar o que queremos!

Mas não se esqueça de ajudá-lo também, mantendo seus sapatos guardados no lugar certo!


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});