top of page

Renovação

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo.

Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”

Chico Xavier


Ontem falamos sobre resiliência e como, a partir dela, podemos aprender com a experiência.


Já sabemos que o mundo está em um momento diferente de tudo que já vivemos, é um período de turbulências mas também pode ser um momento de reflexão. Muito se tem falado sobre o “voltar ao normal”, mas será esse o caminho? Voltar à forma antiga? Não foi exatamente essa forma que propiciou esse vírus? Simplesmente voltar não criaria as condições para novas intempéries?

Na verdade, não há como voltar ao que era antes, ao contrário de alguns objetos que conseguem voltar à forma original após passar por alguma pressão. Nós, seres conscientes, somos marcados pelos acontecimentos e nos transformamos com a experiência, mesmo que não de forma evidente. Temos a capacidade de pensar sobre nossos atos, olhar para trás e reconhecer nossas falhas, refletir sobre as consequências e buscar novos caminhos.

Por isso acreditamos que o momento, além da resiliência requer principalmente renovação. O ano de 2020 caminha para o fim, um ano difuso e confuso, de difícil definição, impossível de ser esquecido, cheio de tristezas e desafios.

Não podemos esquecer que muitos foram vítimas de nossas ações do passado e temos que olhar para este momento com profunda humildade e reflexão. Nossas ações do passado, resultaram em muito sofrimento e muitas vítimas, nos convoca a olhar para este momento com profunda humildade e reflexão, para pautar nossas ações.


Podemos ver 2021 como um ano de renovação, regeneração. Tempo de mudança!

Hora de arrumar a casa, externa e interna. Limpar armários, tirar a poeira, arrastar os móveis, limpar os cantos.

Ahhh os cantinhos... tanta coisa pode ficar parada se acumulando neles… Que tal passar adiante aquelas roupas que estão guardadas esperando um conserto, ou servir de novo? Ou aqueles objetos que você espera um dia precisar mas com pessoas precisando deles agora?


A mudança também é interna. Mudar velhos hábitos, deixar para trás vícios antigos, sentimentos enraizados, convicções estagnadas. Olhar para fora com um novo olhar. Ver o outro, ver o entorno, o mundo! O que podemos fazer para honrar esta oportunidade de mudança? Quais serão as ações de renovação que tomaremos para ‘sermos a diferença que queremos ver no mundo?’


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});