top of page

O que plantar no outono

O Outono, geralmente, é uma época que nos remete às árvores com folhas amareladas que caem com as plantas começando a se recolher para o frio. O Outono, geralmente, é uma época que nos remete a imagem de árvores com folhas amareladas, que em seguida caem como uma sábia estratégia para proteger contra os dias frios que estão por vir. No entanto, como estamos em uma região tropical, nossas plantas não reagem tanto às estações.

O outono marca o início das secas, por isso devemos pensar em plantas que necessitam de pouca água. Caso opte por alguma que precise de mais água, deve-se compensar, pois, além da pouca chuva, esta estação também é marcada pelo céu azul, limpo e consequentemente muito Sol.


Algumas boas opções para se plantar agora são as raízes tuberosas, como a beterraba e o rabanete. Elas não gostam do excesso de água da temporada de chuvas, pois a umidade constante apodrece suas raízes. Muitas verduras também podem ser cultivadas neste período, como a rúcula, o espinafre, a couve e o agrião. Entre as ervas aromáticas destacamos o manjericão e a salsa.



O rabanete é uma raiz de crescimento muito rápido, podendo ser colhida até com 20 dias após seu plantio. Existem várias espécies de diferentes tamanhos e podem facilmente serem plantados em jardineiras e baldes. A beterraba é um pouco mais demorada sendo colhida após mais ou menos 80 dias. A rúcula também é rápida e dá bastante, quando plantá-la, deixe algumas sem colher até darem flores A rúcula também é veloz e muito abundante, sendo assim sugerimos deixar algumas sem colher até darem flores e sementes, assim poderá replantar e ter rúculo por todo o ano.



Uma boa dica sobre o manjericão é que, caso tenha espaço para cultivá-lo, arranque as flores sempre que elas aparecerem, assim ele continuará crescendo, podendo chegar a ser um arbusto de um metro de altura. Caso não possa mantê-lo tão grande basta podá-lo mantendo no tamanho escolhido. Aproveite as podas para fazer um pesto, ou você pode também congelar as folhas embebidas no azeite em uma forminha de gelo, retirando o necessário quando for usar. assim retira apenas o necessário quando for usar.



Se você quer um jardim, pode apostar nas margaridas, nas begônias e nas gérberas. Os girassóis também se dão bem com esta estação.

Algumas frutas também podem ser plantadas agora, mas deixaremos elas para uma postagem só sobre árvores frutíferas que podem ser cultivadas em vasos!


Agora é mão na massa, quer dizer, na terra!


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});