Importância do sorrir

Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.” (Martin Luther King)


Hoje, dia 18 de janeiro, é o dia internacional do riso.

Às vezes diante das diversidades da vida não encontramos muitos motivos para sorrir ou mesmo na correria e aperto do dia a dia nos esquecemos deste gesto simples e tão importante!


Sorrir traz alegria e aquece a alma. Quando sorrimos, nosso cérebro libera endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias dão sensação de leveza e combatem o estresse, a depressão e a ansiedade.

Além disso, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo e espanta a dor.

Sorrir ainda traz benefícios para nossa pele, pois ativa a microcirculação, melhora a elasticidade e deixa a derme hidratada evitando o envelhecimento precoce.


É comum as pessoas pensarem que sorrir aumenta as rugas e as linhas de expressão, mas é exatamente o contrário, ao deixar a pele mais firme diminui a flacidez diminuindo o aparecimento das rugas e deixando o rosto com aparência jovial.


Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais e este número dobra quando damos boas gargalhadas! Este exercício tonifica e fortalece os músculos.


Além de todos estes benefícios para a saúde e a aparência, há ainda um grande ganho social: sorrir nos deixa mais simpáticos e agradáveis, melhorando nossa convivência. Uma pessoa bem-humorada é sempre uma boa companhia!


Claro que não é fácil (e nem saudável) manter um sorriso constante. Devemos aprender a lidar com nossos sentimentos de forma respeitosa e forçar sorrisos não traz nenhum dos benefícios citados. No entanto, podemos nos educar a mudar nossa forma de ver a vida, aproveitando os bons momentos para relaxar, descansar e sorrir com os amigos ou sozinho, aliás, rir de nós mesmos é muito saudável! E já experimentou sorrir para uma pessoa desconhecida, no meio da rua? Pode ser surpreendente!! E é exatamente nos tempos difíceis que está o grande desafio, com certeza é mais fácil passar pelos obstáculos com alegria do que com raiva, mágoa ou tristeza. Nos momentos em que tudo estiver um pouco sem graça, dê um tempinho para você, veja um bom filme de comédia, leia um livro de crônicas divertidas, assista um desenho animado, faça palhaçada com as crianças! Você verá como tudo fica melhor depois de umas risadas!


Enfim, sorrir é um ótimo remédio, de graça, de fácil acesso e sem efeitos colaterais! É bom para nós e para o mundo! Você já sorriu hoje? 😄😃😊


© Copyright