top of page

Gratidão


substantivo feminino


1. qualidade de quem é grato.

2. reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.


Dizer obrigado e agradecer por benefícios recebidos são atos de educação, mas ser grato vai muito além disso. Em tempos ou situações desafiadoras podemos achar que não há o que agradecer. Mas a prática da gratidão é um recurso precioso para os momentos de intempéries, pois nos convida a desidentificar da situação, buscando um olhar mais amplo e que normalmente revela elementos anteriormente eclipsados pela dor ou lamento. Ignorar o sofrimento seria ilusório e irresponsável, mas se voltar exclusivamente para ele, pode nos furtar de nossos compromissos perante a vida.


Estudos mostram que as pessoas gratas tem mais facilidade em perdoar, passam com mais facilidade por obstáculos e tudo isso reflete favoravelmente em nossa saúde física e mental, inclusive no sistema imunológico.


A Associação de Psicologia Americana publicou um estudo em 2015 que mostrava que pacientes que demonstravam gratidão apresentavam níveis menores de biomarcadores inflamatórios. Estes mesmos pacientes tiveram melhores resultados em exames cardíacos e relataram ter boa qualidade de sono, humor e menos fadiga.


Também chamada de “Varinha de Condão” pelo seu poder de transformação, a gratidão, antídoto do egoísmo, nos conecta à vida, às pessoas lembrando que pertencemos a um mundo muito maior.


Apesar de ser algo instintivo e natural, podemos cultivá-la, com pequenas ações cotidianas e a primeira é o reconhecimento. Ao longo do dia exercitar a empatia e reconhecer que pequenos desafios são oportunidades de aprendizado e, ao fim do dia, reconhecer e refletir sobre as pequenas conquistas.


Se ainda assim nada disso parecer razoável, que tal se imaginar sem algo bem simples, que talvez você nem se lembre que possua. Por exemplo… neste momento em que você lê este texto, olhe quantos presentes: você nasceu, pode respirar, enxergar, se alimentar, teve professores que possibilitaram que você aprendesse a ler e que neste possamos nos comunicar. E então?


Em resumo podemos nos lembrar da já tão conhecida frase

“E se você acordasse amanhã apenas com o que agradeceu hoje?”


Em reverência ao passado que tanto nos deu, muito obrigada por este presente!

Em reverência ao futuro que nos aguarda, muito obrigada por este presente!






bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});