top of page

E chegou o verão!

Esta estação se inicia hoje, 21 de dezembro e segue por três meses até o começo do outono no dia 21 de março.🌞


🔥 É a época mais quente do ano, geralmente vem acompanhada de chuvas fortes, as famosas chuvas de verão, que são intensas e podem ser rápidas ou durar alguns dias, intercalando com dias ensolarados e sem nuvens.

Por isso é uma estação quente e úmida. Nos dias sem chuva o sol brilha poderoso e as temperaturas podem facilmente passar dos 30°C.

Para se manter saudável e bem disposto são necessários alguns cuidados, considerando as nossas condições de país tropical.

A dupla calor e umidade favorece muito o surgimento de fungos e bactérias. Por isso é importante manter as janelas abertas e os ambientes ventilados. É adequado deixar o ar circular em algum momento do dia, principalmente quando se faz uso do ar condicionado.

🌾 É importante usar roupas e sapatos frescos, evite roupas muito coladas e prefira materiais naturais como o algodão que permitem que a pele respire. Use roupas confortáveis e frescas para dormir que evitam o aumento da temperatura e, consequentemente, o aumento do suor. Tenha atenção especial com a higiene, evite roupas íntimas de tecido sintético e ficar muito tempo com o biquíni ou sunga molhada. Os pés também podem sofrer com o calor úmido, seque bem entre os dedos e evite usar sapatos fechados e tênis, sempre que perceber o pé suado, lave, seque e fique um pouco descalço deixando a pele respirar.

🥗 Nessa época devemos ter um cuidado especial também com a alimentação. A comida pode estragar com mais facilidade e o calor excessivo, muitas vezes, nos faz perder o apetite e pode dificultar a digestão. O ideal é priorizar alimentos leves, abusar das frutas e verduras frescas e ter atenção com a origem deles. Se for comer fora de casa evite comidas com maionese e cremes.Em vez de priorizar grandes refeições pode adotar o hábito de pequenas porções mais vezes ao dia, evitando a sensação de “empanturramento” que pode ser agravado com o calor.

🍉 Aumente o consumo de alimentos que contenham água, como frutas suculentas e legumes e aumente o consumo de líquidos. É a melhor época para abusar de picolés e bebidas geladas, congele sucos naturais e faça raspadinhas e chup-chups e incentive as crianças a consumir líquidos constantemente. Evite o consumo excessivo de álcool e quando consumi-lo beba junto muita água!

🤸‍♀️Outro ponto importante é se manter ativo. Apesar de nos sentirmos mais facilmente cansados e fatigados no calor, realizar exercícios ajuda a recuperar a energia e condicionar o corpo para sustentar melhor as altas temperaturas. E, claro, atividade física sempre regada a muita água e, de preferência, nos horários mais frescos do dia.

🌊No mais, é hora de relaxar e aproveitar! Se tiver por perto água para se banhar, melhor ainda. Até uma mangueira está valendo! Mas lembre-se de cuidar de nossas águas, mantendo os rios e praias limpas e, no caso de piscinas ou mangueira, reaproveite a água para aguar as plantas ou limpar o quintal!


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});