top of page

Dia mundial da Água

Consumo consciente da água


Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

(planeta Água, Guilherme Arantes)




Hoje é o dia mundial da água!

Há cerca de 3,5 milhões de anos era nela que surgia a primeira vida na Terra e todos sabemos de sua importância. Estejamos onde for, precisamos de uma fonte de água por perto. Recurso natural essencial, é um dos mais importantes componentes bioquímicos dos seres vivos, o habitat de um sem número de espécies vegetais e animais, tem um uso fundamental na produção de bens de consumo. E por aí vai! Podemos passar o dia inteiro citando funções da água no nosso planeta!


Segundo os dados de pesquisas, 70% do planeta é constituído de água, destes, somente 3% são de água doce sendo que, 98% dessa pequena porcentagem está em reservas subterrâneas. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Mesmo assim ainda percebemos um grande desperdício de água todos os dias. Cuidados diários muito simples podem trazer uma grande economia: fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou lava algo, diminuir o tempo e a temperatura do banho, e fechar a torneira enquanto se ensaboa, estar sempre atento a manutenção dos canos e torneiras evitando vazamentos. A água da máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar quintais e áreas de serviço.

E com um pequeno investimento, podemos colocar em prática ideias que valem muito a pena, como cisternas de captação de água de chuva, torneiras com restritores de vazão, e sistemas de reaproveitamento das águas do banho e das torneiras, que são encaminhadas para a descarga, que aliás é a maior inimiga da economia de água nas residências, como vimos acima. Hoje, temos disponível nos mercados, caixas de descarga econômicas. Não há dúvida que as atividades de grande escala como mineradoras e pecuária são responsáveis pelo uso de grandes volumes de água, no entanto, uma simples conta já nos lembra de nossa responsabilidade: por exemplo, um único acionamento da descarga pode gastar de 12 a 15 litros. de água. Considerando 12 litros, multiplicando por 3 (idas ao banheiro) e mais uma vez pela população aproximada do Brasil, de 2.000.000 de pessoas, Isso dá 72 milhões de litros de água por dia. Na verdade não chegamos a esta cifra, pois infelizmente, em estimativa de 2018, 43% da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto. Essa proporção assustadora só reforça a nossa responsabilidade sobre cada gota de água a que temos acesso.

Muitos acham que tem muita água no mundo, mas vale lembrar que um sexto da população mundial (mais de 1 bilhão de pessoas) não têm acesso à água potável. A ONU estima que, no ritmo em que estamos, até 2025 este número crescerá tanto que chegará a 2 a cada 3 pessoas no mundo sofrendo de maus causados pela falta de acesso à água.

E você tem outras dicas para evitar a falta de água no futuro? O que você faz para economizar? Conte para nós! Vamos compartilhar!


bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});