Dia de Michael


Oh Micael, celeste herói, dá nos força e coragem.

Dá nos força e coragem em nossos corações, em nossos corações.


No dia 29 de setembro comemora-se o dia de Micael, ou São Miguel Arcanjo. Apesar de não ser uma data muito comemorada no Brasil, ela tem grande importância em outras partes e culturas do mundo e em diversas linhas de estudo como a antroposofia.


Seu nome significa “quem como Deus” e é considerado um dos príncipes do céu, corajoso guerreiro contra as forças maléficas.


Seu dia está próximo ao equinócio da primavera e ocorre após uma intensa queda de meteoritos que acontece nos meses de julho e agosto. Dos meteoritos se desprende ferro, que se liga ao enxofre, purificando o ar e a atmosfera terrestre. As finas partículas de ferro que se desprendem, são carreadas na terra e nas águas e depois absorvidas pelas plantas e chegam até nós quando nos alimentamos destas plantas!


Este ferro meteórico contém a imagem de Micael, pois este metal é, arquetipicamente, associado à Marte, senhor da guerra, e Micael deriva do mito de Marte. Mas cristianizado e valorizado em seu aspecto mais solar, vinculado à imagem de Cristo. Micael está sempre ligado de forma cósmica a Cristo, na bíblia ele está à direita do Senhor. No esoterismo ele é a face de Cristo. Micael é o co-participe da criação dos homens, porta em si as forças originais dos deuses e dos homens, colaborando na criação da força humana. Por isso ele luta para que o impulso crístico seja acolhido por nós. Micael acredita e quer ajudar os seres humanos, mas ele não propõe um êxtase glorioso ao céu. O que ele busca é o despertar de um consciência na Terra, para uma evolução consciente e atuante do homem enquanto corpo na terra.


Durante o inverno, nos interiorizamos e, olhando para dentro, nos deparamos com o que precisa ser transformado. Como vimos, a primavera é a época da mudança. E logo após o início da primavera vem Micael, para nos dar força para enfrentar estes desafios, nos lembrando que não basta tomar consciência das coisas, do que precisa ser mudado, é preciso agir, atuar no mundo e modificar o que está desequilibrado ou fora do lugar.


Micael é a própria representação de nossa maior missão primaveril: agir junto à natureza, atuando junto com suas forças, sem no entanto se deixar dominar por seus instintos. Abrir a porta do impulso da vontade sem cair no abismo da vontade. E como Micael, ser capaz de dominar, e não matar, nossos dragões interiores, nos deixando prontos para receber Cristo na época do natal que chega na próxima estação.



Oração de Micael


“Temos que erradicar da alma todo medo e temor do que o futuro possa trazer ao homem.

Temos que adquirir serenidade em todos os sentimentos e pensamentos a respeito do futuro.


Temos que olhar para a frente com absoluta equanimidade para com tudo o que possa vir. Temos que pensar somente que tudo o que vier, nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria.


Isto é parte do que temos que aprender nesta era:


Viver com pura confiança sem qualquer segurança na existência.


Confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual.


Em verdade, nada terá valor se a coragem nos faltar.


Disciplinemos nossa vontade e busquemos o despertar interior, todas as manhãs e todas as noites.”





© Copyright