top of page

Dia da mentira

Enganei o bobo na casca do ovo…

(parlenda do folclore brasileiro)😅📣




Quem nunca pregou uma peça em um amigo, ou caiu em uma, no dia 1° de abril? 😅

O dia da mentira é como um recreio moral permitido. Todos sabemos do valor da verdade, mas em um único dia do ano, a mentira é louvada e aceita, na forma de brincadeiras.😎 Claro que brincadeira tem limite, e só é engraçado quando todos se divertem.🙌

Assim, apesar de permitida, devemos tomar cuidado com os excessos e ensinar as crianças sobre eles.🙌


Mas vocês sabem de onde vem esta tradição?


A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). No início do século 16 o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. Haviam muitas comemorações e festas que duravam uma semana e se encerravam com a troca de presentes no dia 1° de abril.


Em 1564 o rei Carlos IX decidiu seguir o calendário gregoriano e mudou a data do ano novo para o dia 1° de janeiro. Como tudo que é novo causa estranhamento, muitos não aceitaram ou demoraram para se acostumar com esta nova data e continuaram com as comemorações na data antiga.


Estas pessoas se tornaram alvo de piadas e trotes. Eram chamadas de os “bobos de abril” e recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam presentes e cartões esquisitos no dia 1° de abril.


Logo esta brincadeira se espalhou pela Europa e acabou ganhando outros continentes.

No Brasil o dia se popularizou a partir de um jornal mineiro que estreou em 1° de abril de 1828 com o nome de “A Mentira”, era um periódico da vida efêmera, que não se preocupava com a veracidade dos fatos e publicou em seu primeiro exemplar a morte de Dom Pedro, a notícia causou tanto rebuliço que teve que ser desmentida no dia seguinte. O jornal ainda existiu por muitos anos, causando muitas confusões e, finalmente, em 1849 decidiu encerrar suas atividades, deixando uma última brincadeira no ar. Em seu último exemplar, o jornal anunciou um encontro marcado para acertar as contas com seus credores no próximo dia 1° de abril e, claro, este encontro nunca aconteceu…

Muitas empresas adotaram as brincadeiras deste dia. Em 1990 a atriz Fernanda Montenegro saiu na capa da revista Cruzeiro do Sul segurando uma estatueta do Oscar! Em 2011 a Google anunciou ter inventado uma tecnologia de teletransporte através de sua ferramenta de buscas e o Youtube comemorou em sua página seus 100 anos de existência!

🧐E fica a lembrança de que sempre devemos ter atenção para distinguir uma notícia verdadeira de uma falsa, mesmo que leve o tom de brincadeira.🧐

Em 27 de abril de 1983 a revista Veja replicou, sem a devida atenção, o anúncio do Boimate, ‘fruto da Carne’ (derivado da fusão da carne do boi e do tomate) brincadeira cheia de 'pistas' publicado pela revista Nature (em 1 de abril, evidentemente). O equívoco rendeu contestações acaloradas e também mais brincadeiras, até que precisou ser desmentida por outro veículo de comunicação .


E você tem uma história do dia da mentira para contar? 😎


Já pensou na brincadeira de hoje?


Será que alguma empresa publicou alguma brincadeira e a gente nem percebeu?🧐



bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});