top of page

Cuidados com a Pele no Verão

O verão é a estação de dias mais longos e quentes e com maior incidência de radiação solar. É também uma estação que convida a atividades ao ar livre e brincadeiras na água. Por isso alguns cuidados são necessários para se evitar o risco de queimaduras e outros problemas relacionados à pele. Listamos abaixo algumas orientações para curtir essa época do ano sem riscos.


O cuidado mais precioso é a intensificação do uso do protetor solar. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é recomendado o uso de produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, diariamente em todos os tons de pele. Além disso, o produto deve proteger contra os raios UVA e UVB. Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. Bebês a partir de 6 meses já podem fazer uso de protetores próprios para esta faixa etária. As peles dos bebês são muito sensíveis e se queimam com mais facilidade sendo indicado fatores de proteção mais altos como o 50.


Além do filtro solar, é importante o uso de chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Existem no mercado roupas e chapéus com proteção solar, são uma ótima opção, principalmente para crianças que entram e saem da água constantemente evitando que se tenha que reaplicar o filtro toda hora!


O ideal é não se expor aos raios solares entre 10 e 16 horas, mas se for o caso, escolha lugares sombreados ou tenha sempre um guarda sol ou barraca. Molhe a cabeça e a nuca das crianças para manter a temperatura corporal e ofereça água e outros líquidos frequentemente. As barracas de proteção do sol devem ser de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV ou possuir fator de proteção.


Óculos são também um acessório indispensável para proteger a sensível superfície ocular.


Mantenha a pele hidratada, utilize cremes leves e frescos que tenham boa ação hidratante mas não deixe a pele engordurada deixando uma sensação de frescor. No banho, a recomendação é usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, sem excesso. E a temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Caso abuse do sol e a pele apresente vermelhidão, compressas geladas minimizam a queimação e produtos próprios para este fim acalmam e repõem os nutrientes perdidos.

E agora... ótimo verão!




bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});