São João


São João! São João

Acende a fogueira Do meu coração


São João Batista (que não é o apóstolo São João Evangelista) era filho de um sacerdote chamado Zacarias e de Santa Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus). Nasceu em Aim Karim, cidade de Israel.

A história conta que sua mãe era estéril e não podia ter filhos. O casal já estava em idade avançada quando Zacarias recebeu a visita do Arcanjo Gabriel que o comunicou que ele teria um filho e que a criança deveria se chamar João.

Toda a educação de João foi influenciada pela religião de seus pais. Ainda jovem, se tornou um grande líder popular e reunia em torno de si um grande número de seguidores. Por muito tempo, viveu como nômade, pregando palavras de arrependimento e transformação. Muitos o procuravam para relatar seus pecados e também para serem batizados no rio Jordão.

João anunciava a chegada do messias e, quando questionado se ele próprio seria o messias, negava. E quando Jesus o procurou para ser batizado primeiro se recusou, dizendo que deveria ser o contrário, sendo ele batizado por Jesus, mas com a insistência de Jesus acabou o batizando. Dizem que, após o batismo, ao sair da água, o céu se abriu em um grande azul e desceu uma pomba (Espírito Santo) que pousou sobre ele. E então Jesus se torna o Cristo

João Batista não poupava Herodes em seus discursos e sempre denunciava sua vida adultera, já que ele havia casado com sua própria cunhada Herodíades. E acabou sendo preso pelo rei. Durante uma festa no palácio, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes que ficou totalmente deslumbrado e prometeu fazer por ela qualquer coisa. Influenciada por sua mãe, o que a moça pediu foi nada mais, nada menos, que a cabeça de João Batista e assim Herodes fez, decepando e lavando a cabeça do santo em uma bandeja até a moça no ano 27 da Era Cristã.


O dia de São João é o dia 24 de junho, esta data foi definida a partir do relato do Evangelho de Lucas de que João Batista nasceu 6 meses antes do filho de Deus. Este é um caso raro, normalmente os dias de santos é comemorado na data de sua morte e não de seu nascimento.Seu martírio é lembrado no dia 29 de agosto.

A data de nascimento de São João é cheia de significados. Se apresentando como o oposto do nascimento de Cristo. No hemisfério norte, João nasce no solstício de verão, com o sol em sua plenitude, que depois começa a descender até a chegada do inverno, quando Cristo nasceu. Antigamente se acreditava que, durante o verão, as forças do sol se concentravam em seu físico e, durante o inverno as forças se concentravam no espiritual, através de seus raios, por isso alguns tinham o costume de abrir suas vestes diante do sol para receber suas bênçãos.

Assim, a festa de São João era um evento para fora, em feiras livres, a céu aberto, enquanto o natal era uma festa íntima, para a família e comemorada no interior das casas.

Estes costumes, de alguma forma, se mantêm mesmo aqui, no hemisfério sul. A festa de São João é realizada em áreas abertas, com a reunião de toda a comunidade em torno da fogueira que traz o calor da transformação que a época invoca. Já o natal, continua como um momento familiar. São João seria o mestre da justiça, cristo do amor.

Na antroposofia o significado anímico da época de São João é exatamente a transformação. João vivia em um deserto e se alimentava de gafanhotos e mel. Batizava os que já estavam preparados para a vinda do Messias. Para Rudolf Steiner este batismo era feito através de um longo mergulho nas águas do rio Jordão e, em um momento de quase afogamento, a pessoa relembrava toda sua vida e tinha então acesso à vida espiritual. Simbolicamente a água é o elemento de purificação, primordial e que deu início à terra. Aquele que emergia do mergulho carregava em si o impulso para mudar o próprio rumo.

Nas religiões de origem africana, São João é sincretizado na imagem de Xangô, deus do fogo, dos trovões e dos raios. Também é conhecido por ser um Orixá que protege os intelectuais.


https://www.ebiografia.com/joao_batista/ https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-joao-batista/145/102/ https://parsifal.org.br/o-significado-da-festa-de-sao-joao/ http://www.festascristas.com.br/sao-joao-batista/sao-joao-batista-textos-diversos/605-lembrando-sao-joao-ruth-salles http://www.festascristas.com.br/sao-joao-batista/sao-joao-batista-textos-comunidade-de-cristaos/673-joao-batista


© Copyright