top of page

Outono

“OUTONO

Hemisfério Sul

Entrar nas profundezas de meu ser:

Estimula um anseio presságio

De me encontrar na auto-contemplação,

Como dádiva do sol de verão

Que, aquecendo, vive como germe

Na atmosfera de outono,

Como impulso de forças de minha alma.”

STEINER, Rudolf. Calendário da Alma (Versão em Português), p.19, 2011.



O Outono é a estação que sucede o verão e precede o inverno. A data de início do outono no hemisfério sul é 20 de março e se encerra em 20 de junho. No hemisfério norte, ele começa em 21 de setembro e termina em 20 de dezembro.🍂


O início do outono é marcado pelo equinócio, evento astronômico que ocorre quando a Terra se encontra totalmente iluminada pelos raios solares nos dois hemisférios, resultando em um dia e uma noite com duração exatamente igual e por isso recebe este nome. Este fenômeno ocorre duas vezes no ano, na primavera e no outono.


É a estação que inicia o período de seca, após as últimas chuvas de março. É marcada por temperaturas amenas, céu claro e luminoso e escassez de chuvas.


Após o equinócio, os dias começam a ficar cada vez menores, com o amanhecer cada dia mais tarde e o anoitecer cada dia mais cedo.


No hemisfério norte, é uma época em que as folhas das árvores mudam de cor, ganhando tons que vão do amarelo ao vermelho acastanhado e no fim da estação as folhas começam a cair se preparando para o período de recolhimento durante o inverno.


No hemisfério sul as árvores também perdem as folhas, mas de maneira mais sutil, já que não temos invernos tão rigorosos.


Simbolicamente, é visto como um período de transição, já que está entre os dois extremos das temperaturas (o calor do verão e o frio do inverno), de transformação, tempo de deixar o velho ir e se preparar, através do recolhimento, para o novo.


Por ser o início da temporada seca e também por já apresentar temperaturas mais amenas, é uma época em que usualmente já se iniciaria a temporada de gripes e resfriados. Com a pandemia de coronavírus, os cuidados e as medidas básicas para evitar a proliferação dos vírus e bactérias foram, como nunca, divulgadas e se fazem essenciais, como manter a casa limpa e arejada, lavar as mãos ao chegar em casa e antes das refeições, usar álcool em gel, evitar locais fechados com grandes aglomerações e o uso correto de máscaras e protetores faciais. Mas alguns outros cuidados podem nos ajudar a evitar as gripes e resfriados comuns e também o coronavírus: tomar bebidas quentes, manter os pés aquecidos e tomar sol pela manhã ajuda a manter o calor interno. Caso more em apartamento e não tenha uma área externa para se expor ao sol, procure uma janela iluminada ou tente ver a hora que bate sol na área de serviço. Também é importante se exercitar um pouco, arraste os móveis, se precisar, e aproveite para se alongar, fazer yoga ou outro exercício que goste. Manter a mente saudável também é muito importante. Crie uma rotina evitando dormir e fazer as refeições em horários diferentes do costume. Deixe um tempo para fazer algo prazeroso, como olhar para céu aproveitando que o azul do céu de outono é maravilhoso!

Recolhimento e expansão. Este é o fluxo da Vida!🍃

bottom of page
window.addEventListener('load', function() {document.getElementById("SITE_FOOTER").innerHTML+='
Link whatsapp
';});