Mamona


Ricinus communis

A Mamona, também conhecida como Rícino e em inglês castor beans, é uma planta da família das euforbiáceas nativa de regiões do norte da África, sul do Mediterrâneo e oeste da Índia. É um óleo de alta viscosidade que têm sido usado por suas propriedades medicinais em suas regiões nativas a séculos.

O óleo de mamona se destaca por interferir pouco na ação dos ativos que se incorporam à ele nas fórmulas, sendo um ótimo carreados, mas além disso conta com notáveis propriedades terapêuticas próprias.

É considerado um óleo quente que favorece a boa a circulação de fluidos no corpo. É excelente como óleo de massagem, auxiliando no tratamento de dores musculares resultantes de exercícios vigorosos. Existe ampla documentação sobre as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do ácido ricinoleico, que constitui quase 90% do óleo de mamona. Sua ação descongestionante do sistema linfático tem sido documentada. Os vasos linfáticos formam uma ampla rede em todo o corpo, e coletam resíduos de tecidos levando-os para o sangue para serem eliminados. Suas propriedades descongestionantes e antiinflamatórias favorecem o movimento linfático.

No uso tópico todas essas mudanças internas já são notadas. Existe ainda documentação de propriedades relaxantes do óleo quando utilizados em massagem, ajudando a regular o sono e promovendo alívio de cólicas em bebês.

Fonte Journal of Ethnopharmacology. Volume 5, Edição 2, Março 1982, Pgs 117–137.

© Copyright