HERBÁRIO Cacau

Folhas e fruto do cacaueiro
Cacau
Theobroma cacao
O cacaueiro, originário das Américas Central e do Sul, é uma planta da família das Malvaceae e seu nome científico, Theobroma cacao, significa alimento dos deuses.
As amêndoas do fruto do cacaueiro dão origem a uma série de matérias primas, entre elas o cacau sólido, que é a matéria não-gordurosa que é moída em um finíssimo pó, a manteiga de cacau, que é o componente gorduroso extraído das amêndoas, e outros extratos obtidos através de processos variados. O chocolate, que é a primeira imagem que nos alcança quando pensamos nesta planta, é uma combinação do cacau sólido, da manteiga e associações como leite e açúcar em proporções variadas.
Tanto o cacau sólido quanto a manteiga e até mesmo o chocolate (em concentrações a partir de 70% de cacau sólido) são riquíssimas fontes de antioxidantes. Compostos bioativos importantes encontrados nas matérias primas extraídas do cacau incluem flavanóis, procianidinas e epicatequina. Embora estas moléculas não sejam exclusivas do cacau, o extrato de cacau contém um nível particularmente elevado destes compostos em comparação com outros produtos vegetais.
Estudos demonstram que o consumo de cacau (em concentrações a partir de 70%) está ligado a um melhor fluxo sanguíneo e melhora da sensibilidade à insulina dentre outros inúmeros benefícios.
No que tange os cuidados com a pele e os cabelos, a alta concentração de antioxidantes da manteiga de cacau, incluindo ácido oleico, ácido palmítico e ácido esteárico trazem inúmeros benefícios para a pele, sendo altamente nutritivo para a pele e os cabelos, fornecendo uma camada de proteção contra estressores e radicais livres, o que combate o envelhecimento precoce da pele e das cutículas capilares por agressões ambientais.
Fonte:
Leung AY, Foster S. Encyclopedia of Common Natural Ingredients Used in Food, Drugs, and Cosmetics. 2ª ed. Nova York: John Wiley and Sons, 1980.