14 de set de 2020

Saúde, corpo e mundo

Quais são nossos limites? O limite do nosso corpo? O limite de nossa casa? Nosso mundo? Até onde vai nossa responsabilidade?

Muitas vezes temos atenção ao que comemos, evitando os alimento processados, fazemos ingestão regular de líquidos, enfim, cuidamos de nossa saúde. Mas como separar a saúde de nosso corpo da de nosso planeta se o ambiente está intimamente relacionado com nosso bem estar?

Fazemos parte da natureza e a natureza está em nós. E esta relação é tão próxima que temos em nós a mesma porcentagem de água que há no planeta, aproximadamente 70%. O sal que existe em nosso organismo é proporcionalmente a mesma quantidade que há nos oceanos. Somos um micro universo dentro de outro universo, em uma relação simbiótica, o que fazemos ao nosso corpo reflete no mundo e vice versa.

Nosso corpo é nossa morada, devemos mantê-la limpa, nutrida, saudável, gostamos de receber carinho e sermos cuidados. Cuidamos de nossas casas e este cuidado deve se estender: pela nossa rua, nossa cidade, nosso país, nosso planeta! Sermos conscientes que o que acontece na Amazônia interfere no clima do país, as coisas se inter relacionam o tempo todo. E o que podemos fazer no nosso micro universo?

Somos responsáveis por nossas ações e suas consequências no mundo: o que comemos, o que compramos, o que usamos, o que realmente precisamos.

Toneladas de lixo são produzidas todos os dias, podemos reduzir isso com medidas simples como evitar o uso de sacolas e sacos plásticos, aproveitar melhor os alimentos, evitando o desperdício, separar e encaminhar corretamente o lixo.

Será que compramos o que realmente precisamos? Com toda a propaganda em volta dos produtos fica difícil entendermos o que necessitamos, estamos sempre sendo convencidos de que precisamos de algo novo para sermos felizes e completos. Consumimos ou somos consumistas?

Sabemos o que usamos? A origem dos produtos que ingerimos, passamos em nosso corpo, em nossa casa? Qual o significado de todos aqueles nomes químicos escritos nas embalagens? O que vai embora pelos nossos ralos? E para onde vai?

Responder a todas estas (e muitas outras ) questões é o que pode fazer diferença em nossa ação sobre nós mesmos e sobre o mundo! Entender a extensão de nossas intenções é nosso papel enquanto ser pensante que age e modifica o ambiente a nosso favor.

Para auxiliar neste processo a Magna Mater se propõe a desdobrar cada um destes pontos, com dicas de ações conscientes de cuidados em todas as nossas moradas! Nesta semana e na próxima teremos postagens especiais nas terças e quintas, não percam!